Política

MPLA quer reforçar a cooperação com o Partido Comunista da China

Yara Simão

Jornalista

O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, concedeu, quarta-feira, em Luanda, uma audiência ao embaixador da República Popular da China acreditado em Angola, Zhang Blin, com quem fez uma retrospectiva e traçou acções que visam reforçar as relações de cooperação com o Partido Comunista Chinês (PCC).

04/04/2024  Última atualização 08H25
Zhang Blin foi recebido por Paulo Pombolo para abordar o reforço das relações de cooperação entre o MPLA e o PCC © Fotografia por: Edições Novembro
À saída da audiência, o embaixador da China informou que o encontro serviu para uma abordagem sobre as actividades entre os dois partidos nas últimas décadas e planos futuros de cooperação.

Zhang Blin esclareceu que outro ponto da agenda esteve à volta da recente visita do Presidente da República João Lourenço, à China, onde foram assinados vários acordos, com realce para o fortalecimento da confiança mútua na política, a promoção e cooperação no domínio económico e comercial, intensificação de intercâmbios interculturais e interpessoais, bem como o aumento de contactos entre os dois países nas questões internacionais e regionais.

O diplomata referiu que a visita do Titular do Poder Executivo à China deu um forte impulso à futura cooperação entre os dois países, que deve começar a dar passos em todos os domínios com os compromissos e conversações mantidos entre os dois Presidentes.

"Os partidos no poder nos dois países desempenham um papel muito importante na concretização das políticas públicas, por isso, a realização deste diálogo com o secretário-geral do MPLA”, disse Zhang Blin, sublinhando que as relações de amizade entre o MPLA e o Partido Comunista da China (PCC) continuam excelentes, porque os dois partidos atingiram êxitos no desenvolvimento dos respectivos países, liderados pelos Presidentes João Lourenço e Xi Jinping.

Encontro nas Relações Exteriores

O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores, Domingos Vieira Lopes, manteve, também ontem, um encontro com o embaixador da China acreditado no país, Zhang Bin, na sede do MIREX, que serviu para as duas entidades passarem em revista o nível da cooperação entre os dois países, sobretudo nos domínios político, diplomático, económico, comercial e industrial.

Durante o encontro, os dois interlocutores falaram da importância de se maximizar a cooperação sino-angolana para dela se tirarem vantagens mútuas, capazes de ajudar a dinamizar o processo de industrialização de Angola.

Zhang Bin mostrou-se satisfeito com o trabalho que vem desenvolvendo em África há mais de 20 anos, particularmente em Angola, onde já trabalhou antes como diplomata sénior.

O diplomata enalteceu o empenho do Ministério das Relações Exteriores na efectivação da visita do estadista angolano à República Popular da China, que resultou na assinatura de 12 instrumentos jurídicos.

O embaixador Zhang Bin tratou com Domingos Vieira Lopes de questões ligadas ao Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), agendada para Setembro naquele país asiático, bem como sobre os preparativos para a 7ª Edição da Feira de Importação da China, prevista para Novembro deste ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política