Política

MPLA participa no congresso da Internacional Socialista

Uma delegação do partido MPLA participa, de 25 a 27 deste mês, em Madrid, Espanha, do 26º congresso da Internacional Socialista, para, entre outros assuntos, concorrer para a sua reeleição à vice-presidência da organização.

25/11/2022  Última atualização 07H45
A delegação angolana no certame é chefiada pela vice-presidente do MPLA, Luísa Damião © Fotografia por: Edições Novembro
A comitiva é chefiada pela vice-presidente do partido, Luísa Damião, e vai participar também dos debates sobre o "reforço da paz e consolidação da democracia no mundo”, "as alterações climáticas e o seu impacto na vida dos povos”, "igualdade de género”, entre outros temas agendados para o evento, que agregará cerca de mil pessoas.

Em declarações à imprensa, o secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, manifestou a pretensão do partido de ter uma participação mais activa na vida da Internacional Socialista, instituição que reúne 170 organizações partidárias de 120 países.

Sobre a participação do MPLA, o político aventou que resulta do seu compromisso com os assuntos internacionais e concorre para a manutenção e reforço da democracia no mundo. A Internacional Socialista é uma organização internacional que busca a divulgação e implementação do socialismo democrático, através da união de partidos políticos social-democratas, socialistas e trabalhistas. Foi fundada em 3 de Junho de 1951.

O MPLA foi admitido como membro observador da Internacional Socialista em 1996. Em 2002, tornou-se membro de pleno direito.

A formação política foi eleita, pela primeira vez, vice-presidente desta organização internacional em 2008, tendo sido reeleita em 2012 e 2017.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política