Política

MPLA garante contínua aposta no desenvolvimento

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O primeiro secretário do MPLA da Lunda-Norte prometeu, este sábado, no município do Lóvua que, à semelhança de outras províncias do país, a direcção do partido vai continuar apostada em acções tendentes ao desenvolvimento harmonioso de todas as circunscrições.

19/06/2022  Última atualização 09H02
Ernesto Muangala apelou aos militantes e simpatizantes a sensibilizar a população para o voto © Fotografia por: Benjamin Cândido | Edições Novembro

Ernesto Muangala falava durante o acto político de massas, no âmbito da pré-campanha eleitoral, e reiterou que o partido aposta forte na construção de infra-estruturas de impacto socioeconómico para servir as populações. 

O político anunciou que, além dos municípios do Cambulo e Lucapa, sobretudo, as vilas do Luxilo, Cassanguidi, Fucauma e Calonda, o MPLA projecta a chegada ao Lóvua do aproveitamento hidroeléctrico para aumentar a potência do Luachimo de 8.4 para 34 Megawatts, cujas obras estão em curso no Dundo, capital da Lunda-Norte, desde 2018.

Segundo Ernesto Muangala, o Lóvua é, até ao momento, o mais novo município do país e da província da Lunda-Norte, há sete anos, desde que foi elevado a essa categoria, daí que vai continuar a merecer uma atenção especial do Governo, sustentado pelo MPLA. 

Pediu o voto para que o partido continue a proporcionar melhores condições de vida aos angolanos, lembrando que só com a elevação da então comuna do Lóvua à categoria de município, em Maio de 2015, o MPLA mostra que quer o crescimento e desenvolvimento harmonioso do país.  

Ernesto Muangala apontou que, à semelhança das acções desenvolvidas no mandato prestes a terminar com a construção de infra-estruturas rodoviárias, como a Estrada Nacional 225 que liga os municípios do Chitato e do Lóvua, Cuílo, Caungula, Cuango e Xá-Muteba, num percurso de 540 quilómetros, o MPLA vai continuar com as políticas voltadas à redução das assimetrias.

Reforçou que uma das apostas do MPLA tem a ver, igualmente, com a equidade de género. Indicou que a direcção do partido na Lunda-Norte apresentou como proposta para a lista de candidatos a deputados à Assembleia Nacional cinco mulheres (efectivas e suplentes). 

O primeiro secretário provincial do MPLA prometeu, também, a inclusão de jovens, dos 18 aos 35 anos de idade, nos sectores políticos e sócio-produtivos do país. Na ocasião, procedeu à apresentação dos candidatos a deputados ao círculo provincial eleitoral da Lunda-Norte.

 

Malanje

O secretário provincial do MPLA em Malanje exortou o engajamento de todos os angolanos na defesa da paz social, enquanto pressuposto indispensável para a contínua resolução dos problemas do povo.

Na qualidade de partido que sustenta o Governo, o MPLA vai manter-se firme na defesa dos interesses dos angolanos e na garantia do bem-estar, da democracia e Independência Nacional, destacou, sexta-feira, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa”, num acto político de massas no município de Marimba, inserido na pré-campanha eleitoral.

Reconheceu as dificuldades que o município de Marimba enfrenta, com particular incidência para as vias de acesso, pelo que o Executivo tem já traçado um plano de intervenção, para melhorar a circulação de pessoas e bens e permitir a implantação de mais serviços sociais, sobretudo, escolas e hospitais.

"Os problemas de Marimba não estão esquecidos”, admitiu, citado pela Angop, recordando a inserção do projecto no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), mas que não registou progressos por incumprimento do empreiteiro, que será responsabilizado judicialmente.

Falou, igualmente, do estancamento de ravinas de grandes proporções na circunscrição como outra questão que vai merecer a atenção do Governo, para evitar que destruam infra-estruturas sociais e ponham em risco a vida dos habitantes.

Disse que decorrem obras do PIIM nos sectores da Educação, Saúde e outros, para "dar mais vida” à região e reduzir, significativamente, as limitações no acesso aos serviços sociais. Por isso, solicitou a participação activa dos munícipes e das autoridades tradicionais nas acções tendentes ao progresso da região.

O município de Marimba dista a 210 quilómetros a Nordeste da cidade de Malanje e conta com uma população estimada em 26 180 habitantes.

 

Huambo

A primeira secretária do MPLA na província do Huambo reafirmou, na vila municipal do Longonjo, a contínua aposta na diversificação da economia, com foco no combate à pobreza e ao desemprego.

Lotti Nolika falava num acto político de massas da pré-campanha eleitoral, com mais de mil pessoas, entre militantes, simpatizantes e amigos do partido naquela municipalidade.

Destacou que o programa de governação do MPLA, em caso de vitória nas eleições gerais de 24 de Agosto próximo, prevê modernizar o país, com aposta séria na diversificação da economia, na juventude e na paridade de género, para uma actuação mais global e contextualizada capaz de responder os desafios do momento.

Realçou os programas já implementados pelo Governo, sustentado pelo MPLA, nomeadamente, o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituições das Importações (PRODESI), com o objectivo de redimensionar a produção interna de bens e serviços.

Apontou ainda a implementação dos programas  Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), de Acção de Promoção à Empregabilidade (PAPE), de Combate à Pobreza e de Reconversão da Economia Informal (PREI), além da Reserva Estratégica Alimentar (REA).

Segundo a política, citada pela Angop, estas mudanças são visíveis nas áreas da Saúde, Educação, Habitação, Agricultura, Empregabilidade, Comércio, Indústria, Empreendedorismo, Energia e Águas, incluindo o sector privado.

Por isso, pediu à população do município do Longonjo a depositar a confiança no presidente do MPLA, João Lourenço, cabeça-de-lista do partido, para continuar com a execução dos programas de desenvolvimento sustentável. Nas últimas eleições gerais (2017), o MPLA obteve pelo círculo eleitoral da província do Huambo três deputados dos cinco possíveis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política