Política

MPLA felicita ANC pelo 110º aniversário

Por ocasião da comemoração, ontem, 8 de Janeiro de 2022, do 110º aniversário da fundação do Congresso Nacional Africano (ANC), o MPLA felicitou os militantes daquela força política sul-africana e recordou, com orgulho, as vitórias obtidas para a emancipação da sociedade.

09/01/2022  Última atualização 10H41
ANC © Fotografia por: DR
Em comunicado assinado pela vice-presidente Luísa Damião, a que o Jornal de Angola teve acesso, acrescenta que, sob liderança do Congresso Nacional Africano, o povo sul-africano alcançou inúmeras vitórias na luta para a emancipação da sociedade, destacando-se, entre elas, o fim do regime do Apartheid, tendo o MPLA estado ao lado do ANC e do povo nesse percurso.

Apesar do presente aniversário do Congresso Nacional Africano ocorrer num momento bastante desafiante em que o mundo enfrenta os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19 sobre a saúde humana e sobre as economias de todo o planeta, o partido governante em Angola ressalta que, unidos e através da cooperação e da inter-ajuda, será ultrapassada esta fase difícil e redescobrir-se-ão os caminhos que conduzem à prosperidade global.

"Aproveitamos a ocasião para manifestar a nossa disposição de trabalharmos em prol do reforço das relações de amizade, de cooperação e de solidariedade entre os nossos dois partidos para preservar e fortalecer os laços existentes entre os povos de Angola e da África do Sul”, sublinhou Luísa Damião. O MPLA destaca, igualmente, a vontade de renovar, mais uma vez, as felicitações ao Congresso Nacional Africano e ao povo irmão da África do Sul.

MPLA (Angola) e ANC (África do Sul) fazem parte dos chamados principais antigos movimentos de libertação nacional da África Austral, além da Chama Cha Mapinduzi, da Tanzânia, a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), a SWAPO (Organização do Povo do Sudoeste Africano), da Namíbia, e a ZANU-PF, do Zimbabwe.

E com regularidade realizam encontros para a consolidação e o reforço das relações de amizade e de solidariedade existentes entre os partidos. Neste sentido, são várias as etapas que constituem o percurso das relações de amizade, de solidariedade e de cooperação entre as organizações, envolvendo igualmente os Governos e povos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política