Política

MPLA exige aos militantes dinamismo e unidade interna

O primeiro-secretário do MPLA no Cuando Cubango, José Martins, instou, sábado, em Menongue, as estruturas da OMA e da JMPLA à efectiva dinamização do trabalho político partidário, que deve ser orientado no espírito de reforço da coesão e unidade interna dos militantes.

07/04/2024  Última atualização 10H33
Primeiro-secretário do “M” no Cuando Cubango, José Martins © Fotografia por: DR

Falando durante o acto de abertura do processo de balanço e renovação de mandatos das assembleias dos Comités de Acção do Partido (CAP) e das conferências municipais e comunais, disse que, para o efeito, espera-se uma maior entrega de todos os militantes desde a base ao topo.

Para José Martins, a realização das assembleias de renovação de mandatos deve merecer maior vigilância e coordenação, para que sejam eleitos os melhores quadros ou militantes, aqueles capazes de dirigir e alcançar resultados positivos.

O dirigente acrescentou que, no actual cenário, estes devem ser os quadros escolhidos para conduzirem os trabalhos do partido e do Governo, com vista a enfrentar os desafios previstos, que têm a ver com a implementação da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) e as Autarquias.

José Martins ressaltou o incumprimento do pagamento de quotas por parte de quadros e militantes, muitos dos quais aspirando ocupar cargos no partido e no Governo da província.

O primeiro-secretário do MPLA no Cuando Cubango sublinhou que os cargos de chefia devem ser ocupados pelos melhores quadros do partido e das suas organizações sociais, nomeadamente a OMA e a JMPLA.

José Martins pediu às direcções das estruturas do partido, em toda a província, que procedam com rigor ao acompanhamento do processo das assembleias de renovação de mandatos, fazendo com que o MPLA venha a alcançar muitos êxitos para poder vencer os próximos desafios.

O acto de abertura do processo de balanço e renovação de mandatos das assembleias dos Comités de Acção do Partido (CAP) decorreu sob o lema "Servir o povo e fazer Angola crescer”.

 
Zaire trabalha para fortalecer as bases

No Zaire, o primeiro-secretário provincial do MPLA, Adriano Mendes de Carvalho, exortou, também ontem, em Mbanza Kongo, os seus correligionários a trabalharem com afinco junto das comunidades, com vista a fortalecer as estruturas de base do partido.

Adriano Mendes de Carvalho fez esta exortação na sessão provincial de abertura das assembleias de balanço e renovação de mandatos dos Comités de Acção do MPLA, como conferências municipais e comunais do partido, realizada em Mbanza Kongo.

De acordo com aquele político, as assembleias de renovação de mandatos a nível das estruturas de base visam, em grande medida, fortalecer a capacidade de mobilização e intervenção do MPLA no seio das comunidades.

"O nosso trabalho é nas bases, só assim vamos resgatar a mística do MPLA. Para tal, temos de bater a porta das pessoas e mostrar que somos um partido completamente organizado. Chegou o momento de cada um sair com a sua camisola para sensibilizar e mobilizar mais militantes para as fileiras do glorioso MPLA”, disse.

O primeiro-secretário do MPLA no Zaire referiu que a realização das seis assembleias municipais e 19 comunais, visam, para além do balanço e renovação de mandatos, avaliar o grau de cumprimento dos programas de trabalho traçados anteriormente, bem como medir a influência partidária nas comunidades, no sentido de se fortalecer a democracia e coesão no seio dos militantes.

"As assembleias devem servir, também, para levar ao conhecimento dos militantes as principais acções e linhas orientadoras que permitirão o partido enfrentar os desafios do presente e do futuro”, referiu.

O político apelou ao maior engajamento dos militantes e membros do partido nas tarefas de mobilização e sensibilização, com vista a galvanizar as estruturas intermédias ao cumprimento das suas responsabilidades enquanto alicerce do partido.

Nicolau Vasco|Menongue

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política