A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
O MPLA mostrou-se consternado com a morte do escritor e jornalista Dario de Melo, ocorrida esta segunda-feira , em Benguela, por doença, aos 87 anos.
Em comunicado, o Bureau Político do Comité Central do MPLA exalta a figura do professor, inspector escolar, radialista, gerente agro-pecuário, funcionário do então Ministério da Informação de Angola, editor, cronista e escritor, considerando-o "precursor da Literatura Infantil Angolana, com um reconhecido e inegável percurso”.
Acrescenta que Dario de Melo notabilizou-se como mentor de várias gerações de escritores angolanos que, de forma perene, serão gratos aos ensinamentos do "mestre”, que parte convicto de ter deixado um infinito núcleo de escribas por si inspirados.
Segundo o MPLA, no universo do jornalismo angolano, a folha de serviço de Dario de Melo regista passagens no Jornal de Angola, de que foi director, Correio da Semana, Semanário Económico, jornal Jango, revista Tveja, Televisão Pública de Angola, bem como na Emissora Voz do Bié.
Com proeminência literária para obras voltadas às crianças e jovens, sublinha a nota, "Dario de Melo é dono de uma escrita que prendia o leitor pela elegância, plasticidade e grande dose de detalhe que oferecia a efervescência da vida". "Deixa um legado com mais de dezenas de livros, dos quais se destacam "Onda dormida" e "As sete vidas de um gato", com que venceu o Prémio de Literatura Infantil promovido pelos PALOP, em 1998, com o patrocínio do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa.
Membro fundador da União dos Escritores Angolanos, onde exerceu o cargo de presidente da assembleia-geral, no biénio 1992/1994, Dario destacou-se, igualmente, como dos mais proeminentes escritores angolanos de inclinação para a prosa.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA considera a morte de Dario de Melo como "a perda de um verdadeiro mestre da palavra, incontornável ícone da literatura angolana, cultor de profunda gentileza e patriotismo, símbolos de referência dos que o tinham como mestre”.
"Neste momento de dor e luto, em nome dos seus militantes, amigos e simpatizantes, o Bureau Político do MPLA inclina-se perante a memória de Dario de Melo e endereça à família e à comunidade de escritores angolanos as sentidas condolências”, lê-se no comunicado.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.