Política

MPLA e MLSTP reforçam os laços de cooperação

César Esteves

Jornalista

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, recebeu, esta terça-feira, em audiência, em Luanda, o homólogo do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), Guilherme Octaviano, com quem abordou assuntos de interesse mútuo, numa altura em que as duas forças políticas se preparam para enfrentar mais um pleito eleitoral.

11/05/2022  Última atualização 08H10
© Fotografia por: DR

À saída da audiência, Guilherme Octaviano disse que o encontro permitiu uma abordagem profunda sobre os desafios a enfrentar, mas, também, foi aproveitado para passar em revista o estado das relações de cooperação entre os dois partidos, que, durante anos, lutam pela liberdade e bem-estar dos dois povos.

Referiu que, durante o encontro, deu a conhecer a vice-presidente do MPLA os resultados saídos do último Congresso do MLSTP-PSD, realizou a 19 de Março deste ano. "Procuramos passar em revista o funcionamento das nossas estruturas, os desenvolvimentos nos nossos países e reflectimos, ainda, com grande interesse, sobre a situação dos nossos partidos", disse.

Guilherme Octaviano sublinhou que este tipo de encontro, que espelha as boas relações, ocorre sempre quando delegações de um dos partidos se desloca a um dos dois países. "Quando estamos em Angola, ou quando os camaradas estão em São Tomé e Príncipe, há sempre este agradável encontro de cortesia, no qual trocamos impressões sobre a nossa vida política, que vai desde os nossos partidos, povos e países".

À semelhança de Angola, São Tomé e Príncipe vai realizar, também, eleições este ano, que estão marcadas para o dia 25 de Setembro. Guilherme Octaviano esclareceu que vão ser eleições autárquicas, legislativas e regionais. "São eleições simultâneas, por ser muito mais económico", salientou o político, para quem o MLSTP-PSD está a trabalhar para as vencer.

"Quando vamos para uma partida, o objectivo é sempre a vitória", afirmou. O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata é um dos principais partidos políticos de São Tomé e Príncipe. Depois da Revolução dos Cravos de Abril de 1974, em Portugal, o novo Governo concordou em entregar o poder ao MLSTP, tendo sido reconhecido, naquele mesmo ano, como único representante legítimo do povo são-tomense.

Após um breve período de transição de poder, foram organizadas eleições para uma Assembleia Constitutiva, e o MLSTP obteve todas as 16 vagas. O partido possui, actualmente, relações amistosas com as forças políticos dos países lusófonos, com destaque para o MPLA.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política