Sociedade

MPLA defende o aumento da frequência de comboios

Paulo Caculo

Jornalista

O aumento da frequência dos comboios dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL) nos troços Bungo/Viana, Bungo/Baia, Bungo/Catete e vice-versa foram algumas das sugestões apresentadas por membros do MPLA, para aliviar o sofrimento dos luandenses residentes em zonas periféricas da cidade.

04/03/2021  Última atualização 10H28
© Fotografia por: DR
A comitiva do partido maioritário, encabeçada pelo  segundo secretário provincial, Nelson Lopes Funete, inteirou-se do funcionamento do CFL, percorreu as instalações e as oficinas gerais da empresa ferroviária, fez uma viagem curta no troço Bungo/Viana e tomou conhecimento da escala diária dos comboios.

A comitiva, tendo em conta o enorme fluxo de passageiros nas paragens de transporte público em Viana e Icolo e Bengo e as grandes dificuldades de mobilidade enfrentadas pelos cidadãos naquelas zonas suburbanas, sugeriu a criação de três a cinco composições no período entre as 6h00 e 9h00 e às 15h00 e 17h00 nos troços Bungo/Viana, Bungo/Baia, Bungo/Catete e vice-versa.

Durante a visita, a delegação recebeu informações detalhadas do presidente do Conselho de Administração da empresa, Júlio Bango Joaquim, sobre os grandes constrangimentos da empresa, com realce para a problemática da colocação de lixo nos carris, a vandalização das valas de drenagem e do cerco ao longo da linha férrea.
"Se estes constrangimentos não terminam, fica limitada a circulação dos comboios. Por exemplo, num trajecto em que deviam circular 40 comboios, apenas podem circular 20 ou mesmo dez, causando prejuízos à em-presa”, disse o gestor.

Cláudia Jacira Gomes, secretária para os Assuntos Económicos e Sociais do comité provincial de Luanda do MPLA, justificou a visita às instalações dos Caminhos-de-Ferro de Luanda com o facto de o partido constatar, de um tempo a esta parte, "aglomerados de passageiros nas estações de comboio em Viana e em Icolo e Bengo”.

"Estamos a viver um contexto de pandemia, em que se desaconselha aglomerados. Por esta razão, viemos apresentar algumas sugestões com a finalidade de ajudar a colmatar ou minimizar as grandes dificuldades de mobilidade que se apresentam nestas localidades, com realce para as imediações da Centralidade do 44”, esclareceu.

A eficiente transportação de pessoas e bens - acrescenta a militante do MPLA - através dos meios de transporte públicos nas zonas urbanas e suburbanas de Luanda densamente povoadas "é vital para o crescimento económico do país”.

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