O major Pedro Lussati, principal arguido de um esquema fraudulento envolvendo militares da então Casa de Segurança do Presidente da República, transferia alegadamente dinheiro para Portugal através de empresas do grupo Irmãos Chaves, segundo a acusação do Ministério Público.
À margem da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos que decorre em Lisboa, o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve encontros privados com Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, os Presidentes do Quénia, Uhuru Kenyatta e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
A primeira secretária do MPLA no Bengo, Mara Quiosa, afirmou, quarta-feira(22), em Caxito, que o partido vai continuar a apostar na juventude, de maneira a prosseguir com o "legado do Fndador e guia imortal da Nação angolana, Dr. António Agostinho Neto”.
A dirigente falava na abertura da Tertúlia sobre a Vida e Obra de Agostinho Neto, no Cine Caxito, e disse que o MPLA tem consciência que deve continuar a educar e preparar os jovens para a contínua luta pelos princípios dos desígnios de Neto.
"Como disse Agostinho Neto, ‘Angola é e será, por vontade própria, a trincheira firme da revolução em África’, para continuar a fazer vincar este legado histórico”, frisou.
Durante a tertúlia, a directora do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, Domingas Monte, que falou sobre "O percurso histórico e literário de Agostinho Neto”, sublinhou que o primeiro Presidente de Angola fez o diagnóstico da sociedade em que vivia e da sua geração, através da literatura, sobretudo, no livro "Sa-grada Esperança” e na poesia "Sombra”.
De acordo com a responsável, Neto indicou caminhos que nos dias de hoje orientam a governação do país, como a célebre frase: "o mais importante é resolver os problemas do povo”.
Na ocasião, o escritor e deputado do Grupo Parlamentar do MPLA, Conceição Cristóvão, que dissertou sobre "O Alcance Político de Agostinho Neto”, fez uma abordagem dos primeiros anos da vida política do Fundador da Nação, desde os textos literários publicados na Revista Standard, aos 17 anos de idade, à fundação da Casa dos Estudantes do Império.
Conceição Cristóvão contou que Agostinho Neto conseguiu salvar alguns poemas que, hoje, constituem o livro "Sagrada Esperança”, num roupão entregue ao amigo, na altura em que foi preso na sua residência, em Lisboa, em 1959.
Segundo o prelector, Neto foi preso pela primeira vez, em 1952, quando recolhia assinaturas para a Conferência de Paz de Estocolmo, e libertado em 1957, período embrionário da fundação do MPLA. "Infelizmente, Agostinho Neto faleceu quatro anos após a proclamação da Independência Nacional”, lamentou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
Angola está a prestar uma atenção especial às Zonas Húmidas que fazem parte do ecossistema marinho e costeiro, priorizando, neste âmbito, a protecção e a conservação destas áreas, através de acções de reflorestação e conservação de mangais.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.