A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, o Roteiro para Implementação da Nova Arquitectura Remuneratória da Administração Pública (RINAR), com vista a harmonizar e reforçar as normas e práticas dos organismos públicos em relação aos salários.
O especialista em Relações Internacionais, Osvaldo Mboco, considerou, hoje, a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos da América uma demonstração clara da importância geopolítica de Angola, numa altura em que África enfrenta vários desafios ligados à segurança.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA apelou, esta quinta-feira, para a necessidade de aumento da consciência colectiva de solidariedade e defesa dos direitos da Criança.
Eis a mensagem na íntegra:
Pela celebração do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, a comemorar este ano sob o lema: - "Municipalizar os 11 Compromissos Para Melhor Proteger a Criança”; o Bureau Político do Comité Central do MPLA, apela a todo o Povo Angolano para a necessidade de aumento da consciência colectiva de solidariedade e defesa dos direitos da Criança, no âmbito dos 11 Princípios internacionalmente consagrados para as crianças, nomeadamente: "A esperança de vida ao nascer, a segurança alimentar e nutricional, o registo de nascimento, a educação da primeira infância, a educação primária e formação profissional, a justiça juvenil, a prevenção e redução do impacto do VIH/SIDA nas famílias e nas crianças, a prevenção e combate à violência contra criança, a protecção social e competências familiares, a criança e a comunicação social, a cultura e o desporto e a criança no plano nacional e no orçamento geral do estado”.
O MPLA reitera o compromisso com a protecção e desenvolvimento integral da Criança, constitucionalmente consagradas, promovendo medidas de políticas adequadas ao contexto socioeconómico, conforme plasmado no Programa de Governação do quinquénio 2022-2027.
A visão do MPLA é que a família, enquanto resguardo primário, seja cada vez mais valorizada e apoiada na tarefa de educação e orientação da Criança, tendo em vista a promoção de um crescimento em ambiente harmonioso, adquirindo as competências necessárias que a tornam um ser humano socialmente útil.
O Bureau Político do MPLA deseja que a efeméride a celebrar no âmbito da jornada da criança a decorrer durante o mês de Junho, onde se enquadra igualmente o Dia 16 de Junho dedicado internacionalmente a criança africana, venha a ter como marco o reconhecimento que toda a Criança, independentemente da raça, cor, religião, origem social, têm direito a afecto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz, Fraternidade, Segurança e Prosperidade.
Em nome dos militantes, simpatizantes e amigos, e de todo o Povo Angolano, o MPLA manifesta-se solidário com toda a Criança a nível mundial, impedida de festejar a data de forma eufórica, pela sua submissão a um clima de instabilidade e diversas privações resultantes de conflitos armados que, infelizmente, registam-se em várias regiões, provocando a morte das crianças indefesas.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA augura que a celebração da data no nosso País, ofereça a cada pessoa adulta, um ponto de partida inspirador para defender, promover e potenciar os direitos das crianças, traduzindo-se em diálogos e acções que construam um mundo melhor para as crianças angolanas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração do Território (MAT) promove, quinta-feira, em parceria com a ADRA (Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente) e o Instituto Angolano dos Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), a 3ª edição do Fórum de Recolha de Contribuições para a elaboração do orçamento das administrações municipais a constar do OGE-2024.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).