Regiões

Moxico e Noroeste da Zâmbia analisam matérias de domínio comum

Samuel António | Luena

Jornalista

Arrancou, esta quarta-feira, em Solwezi, a reunião para análise das matérias de domínio comum entre as delegações do Moxico e a província Noroeste da Zâmbia, em Solwezi.

06/12/2023  Última atualização 10H19
© Fotografia por: Samuel António/Solwezi
O terceiro dia do Fórum de Cooperação Regional e de Intercâmbio Cultural foi aberto pelo ministro da província Noroeste da Zâmbia que abordou a necessidade do Moxico e Solwezi trabalharem para a implementação dos acordos assinados no primeiro encontro realizado no Luena.

O anfitrião do evento lembrou, também, que os assuntos tratados nestes espaços de reflexão reforçam o pensamento do Presidente de Angola, João Lourenço, e do homólogo do seu país, Hakainde Hichilema, definido, numa reunião de alto nível, em Luanda, em Janeiro de 2022.

Robert Lihefu espera que haja soluções tangíveis para a implantação dos programas de desenvolvimento, principalmente nos sectores da Agricultura, da Saúde, da Educação e das Infra-Estruturas Rodoviárias e Ferroviárias.

Por sua vez, o governador provincial do Moxico realçou que estes encontros perspectivam novos desafios para o desenvolvimento humano, a melhoria das vias de comunicação, o fornecimento de energia eléctrica e a produção agrícola.

Ernesto Muangala considerou, ainda, oportuna a criação de condições para exploração das potencialidades existentes e o apoio das pequenas empresas para produzirem mais  e tornarem as duas regiões auto-suficientes. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões