Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
A província do Moxico vai acolher, no próximo mês de Junho, a segunda edição do Festival de Música e Dança Tradicional do Leste e outros aspectos culturais, com destaque para a culinária que segundo a organização do evento, tem vindo desaparecer.
O coordenador do festival, Pedro Capumba, que falava à imprensa, afirmou que a realização do Festival de Música e Dança Tradicional do Leste enquadra-se na responsabilidade social do CATOCA, que visa preservar e resgatar o valor cultural da região Leste.
"Teremos neste festival uma comparticipação da ENDIAMA. EP, que se junta a esta iniciativa da Sociedade Mineira de CATOCA, em prol ao engrandecimento da cultura nacional”.
Segundo Pedro Capumba, vão participar no festival representante das três províncias do Leste de Angola, nomeadamente Moxico e Lundas-Sul e Norte, e cada uma delas vai ser representada por três grupos composto por 14 integrantes.
Nesta segunda edição do festival, acrescentou, vão ser agregados outros aspectos da cultura do Leste do país, como a culinária local e o artesanato, com vista a engrandecer a iniciativa e a cultura local.
Por seu turno, o coordenador técnico do festival, José Fernandes, assegurou que, à semelhança do ano passado, o evento não terá carácter competitivo, pois "o critério passa necessariamente pelos Gabinetes provínciais da Cultura seleccionarem os grupos para representar as suas províncias no festival”.
"O que pretendemos com este trabalho da Sociedade Mineira de CATOCA é que se torne um programa nacional, constituindo uma mais-valia para a cultura nacional, assim como a elevação do turismo interno”.
A cultura e arte cokwe estiveram em evidência, a 25 de Junho do ano passado, no Largo António Agostinho Neto, no Dundo, Lunda-Norte com, a realização da I edição do Festival Regional de Dança e Música Tradicional do Leste, que homenageou o instrumento musical Cinguvu, tendo em conta a importância deste na música tradicional.
Na primeira edição do festival, que visou exaltar, resgatar, preservar, valorizar e divulgar a cultura do Leste do país, a província do Moxico esteve representada pelos grupos Komokenu, Hatchilimwene e Habiude Mãe Grande, todos do Luena, ao passo que a Lunda-Sul teve como porta-bandeira os Tchako Tchyetu, do bairro Luari, de Saurimo, Komokenu, do Muconda, e Makopo, do Dala.
A província anfitriã, Lunda-Norte, foi representada pelos grupos Akishi Tchyanda, Seha Wesseke e Tchako tchyetu tcha utchokwe.
Instrumento homenageado
Cinguvu é um tambor de madeira monobloco, cujo nome provém do som produzido por este, que imita o roncar do hipopótamo, mamífero conhecido entre os cokwe , ovimbundu e mbundas por Nguvu. Além de ser um instrumento de acompanhamento dos grupos de música tradicional, o Cinguvu também era usado como meio de comunicação.
Para o etnógrafo e antigo funcionário da administração colonial portuguesa em Angola, José Redinha (1905-1983), o Cinguvu é um dos maiores instrumentos musicais africanos. No seu livro "Instrumentos Musicais de Angola”, o autor descreve este instrumento como essencial em certas cerimónias culturais dos cokwe.
Actualmente, muitos etnógrafos e musicólogos da região defendem que o Cinguvu deveria ser um património cultural do país.
Para muitos destes estudiosos, o referido instrumento musical chegou a ser referência na comunicação social. Um caso em concreto, apontam, é a empresa Edições Novembro ter atribuído o título "Cinguvu” ao Jornal regional do Leste de Angola.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), enquanto órgão de gestão administrativa do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SNDAC) vai apresentar, no próximo dia 21 do mês em curso, no Auditório do Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR), em Luanda, o projecto, "Parceiros contra a Pirataria".
Morreu, esta quinta-feira, o actor Avelino Viegas, que deu vida a um dos personagens mais popular do teatro angolano "Kamba Mbinji", na peça o Feiticeiro e o Inteligente", vítima de doença prolongada, confirmou o JA Online.
Os vencedores das 16 categorias em votação no Top Rádio Kianda e o campeão do Prémio Carreira são conhecidos, amanhã, na Gala de Consagração, na Tenda da Baía de Luanda, numa noite onde são esperados mais de 600 pessoas.
As autoridades vietnamitas anunciaram, esta segunda-feira, que apreenderam sete toneladas de marfim proveniente de Angola, o maior carregamento deste tipo interceptado nos últimos anos, avança a AFP, citada pela Lusa.
O angolano Paulo da Conceição de Carvalho é o único africano convidado a participar num colóquio sobre o “Nacionalismo Cristão Ressurgente Racializado”, que decorre, de hoje até sexta-feira, na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Vários coordenadores de ensino de jovens e de adolescentes receberam um seminário, esta segunda-feira, no Bié, por parte do Gabinete Provincial da Educação, para que possam capacitar outros coordenadores no empreendimento de uma nova dinâmica, quer seja no processo de cadastro, quer seja no processo de monitoria.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .