Cultura

Movimento Ubuntu realiza amanhã evento no Huambo

O núcleo provincial do Huambo, do Movimento Ubuntu, realiza, amanhã, às 14h00, no anfiteatro do Instituto Superior Político “Sol Nascente”, a quarta edição do “Diálogo Cultural”.

22/03/2023  Última atualização 10H31
© Fotografia por: DR

Com propósito de despertar e promover o resgate dos valores culturais, a quarta edição do "Diálogo Cultural” pretende trazer à reflexão a transmissão de conhecimento emancipatório para a juventude do Planalto Central, sobre as questões que envolvem o continente africano. Para a quarta edição, o "Diálogo Cultural” tem como pontos essências em análise os "Principais Reinos da Região Centro de Angola”; "As Línguas Bantu e Umbundo” e "O Sistema de Nomeação dos Povos Bantu (Ovimbundo)”.

O evento contará com a participação do professor e historiador Venceslau Cassesse, do professor e pan-africanista Inocêncio Fortunato, e do padre Simeão Chimbida.

De acordo com Znaira Cortez , porta-voz do evento, esta edição do projecto vai contar com uma temática mais virada para os povos Ovimbundos.

"Saímos do geral e vamos particularizar, especialmente, este povo. Diferente das edições passadas em que os temas eram mais genéricos, voltados ao continente africano e as suas culturas, em geral”, disse.

Znaira Cortez referiu que apesar do ano 2022 não ter havido "Diálogos Culturais”, o Movimento Ubuntu no Huambo esteve virado para outras actividades, tais como formações da língua Umbundo de forma gratuita e debates virados para os jovens.

A terceira edição do "Diálogo Cultural” teve como tema "Renascimento Africano - História e Cultura” e contou com a participação dos professores e historiadores Isidro Fortunato e Simeão Bengui.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura