Regiões

Movangola doa sangue ao serviço de Hemoterapia

Cinquenta bolsas de sangue foram doadas, ontem, à secção de hemoterapia do Hospital Geral do Cuando Cubango (HGCC), em Menongue, pelo Movimento de Apoio Solidário de Angola (Movangola), em parceria com os fiéis da Igreja do Reino de Deus e agentes da Polícia Nacional.

14/05/2024  Última atualização 09H45
Dadores têm continuado a participar das acções solidárias © Fotografia por: Edições Novembro

O secretário provincial do Movangola explicou que, dos 70 voluntários inscritos, apenas 50 foram aptos para doar, durante uma actividade realizada no quadro das jornadas de mobilização da sociedade para o resgate dos valores morais e cívicos.

Gilberto Manuel disse que para a actividade foram mobilizados os fiéis da Igreja do Reino de Deus e agentes da Polícia Nacional, por serem os principais parceiros da organização em acções solidárias de doação de sangue.

Este mês, disse, a Movangola, no Cuando Cubango, tem em carteira diversas actividades, desde realização de campanhas de mobilização da população que vive ao longo dos rios Luahuca e Cuebe para a recolha dos resíduos sólidos, que se encontram à margem dos mesmos, assim como os cuidados a ter no acto de construção em zonas ribeirinhas.

Além disso, salientou, está ainda prevista a realização de fóruns provinciais com temas relacionados com "O papel da juventude no resgate dos valores morais e cívicos”, "Preservação dos bens públicos e respeito aos órgãos de soberania” e os "Os impactos ambientais, causas e consequências como factores indicadores nas alterações climáticas”.

A responsável da secção de hemoterapia do Hospital Geral do Cuando Cubango (HGCC), Rosária Inês, disse que as reservas da unidade sanitária precisam de mais de 50 bolsas de sangue para fazer face à demanda na área das transfusões.

Rosalina Inês disse que o Hospital Geral do Cuando Cubango efectua diariamente 10 a 12 transfusões de sangue e as áreas que mais necessitam são a pediatria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões