Especial

Mostrar potencialidades para atrair investidores nacionais e estrangeiros

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

Mostrar as potencialidades locais para atrair os investidores nacionais e estrangeiros é o objectivo principal da participação das províncias, na Feira dos Municípios e Cidade de Angola.

12/08/2023  Última atualização 11H53
1º-José Martins, governador provincial de Cuando Cubango, 2º-Deolinda Vilarinho, governadora da Lunda-Norte, e 3º-Pereira Alfredo, governador do Bié © Fotografia por: Arimateia Baptista | Edições Novembro
Está é a ideia que ficou patente nas palavras dos governadores das províncias do Cuando Cubango, Bié e Lunda-Norte

 O governador do Bié, Pereira Alfredo, afirmou que o seu pelouro está apostado no desenvolvimento humano.  Conforme adiantou, o governo está a trabalhar afincadamente para promover o progresso humano no seio da população do Bié dentro do contexto nacional.

Disse que a província pretende investir na indústria transformadora, para agregar valor aos cereais e outras culturas, casos do arroz, trigo, feijão e milho, razão pela qual a província promove feiras de batata e cereais.

"A província começou a receber solicitações na feira dos municípios e cidades para investir no Bié. Temos todas as condições criadas para que todos encontrem conforto dos órgãos do Esta- do”, afirmou.

De acordo com o governador, a província tem todas as condições para acolher o investimento de nacionais e de estrangeiras.

Promete tirar proveitos do Corredor do Lobito e todo o investimento, quer no âmbito do agronegócios quer nos recursos minerais.

"Já começamos a receber solicitações. Tem propostas de pessoas que pretendem investir. A localização do Bié, no coração de Angola também ajuda”, disse.

Conforme enumerou Pereira Alfredo, a província produz cereais e dispõe de recursos naturais em abundância.

"Há recursos hídricos e naturais, sobretudo a água e o turismo. O povo do Bié trabalha. O governo está a recuperar infra-estruturas para fomentar a produção”, indicou.

 

Cuando Cubango

A participação do Cuando Cubango é positiva pela mobilização e organização humana em prol da presença nesta quarta edição.

Estão nove administrações municipais e uma presença de 202 elementos na comitiva.

Para o governador provincial, José Martins, as empresas e cooperativas mostraram tudo que produzem para o bem estar das populações locais e do país no geral.

Segundo indicou, a estratégia é de divulgar a maior informação possível, para que o povo angolano e do mundo saibam que a província do Cuando Cubango é rica em recursos naturais, desde a fauna à flora, e nos minérios. José Martins entende que estas potencialidades propiciam o investimento de pequeno e grande porte na extração a fim de que os resultados sirvam para o melhoramento da condição de vida dos cidadãos.

O governo local, conforme disse o governador, está de portas abertas para facilitar   todos os investidores que se dirigirem à província. A província dispõe de vastas extensões de terra e rios de caudal permanente, para que o investidor possa aplicar o seu capital.

"A nossa missão é remover todos os obstáculos, para que  os investidores olhem para a província do Cuando Cubango como uma região agradável para realizar o seu capital”, disse.

Nessa perspectiva, lançou o convite a todos os empresários para investir no domínio do turismo, extração mineira, agricultura, exploração florestal e turística. "Estamos prontos para oferecer suporte institucional necessário a todas as iniciativas empresariais, que visam contribuir para o desenvolvimento da província e da sua gente”, convidou.


Lunda-Norte além de diamante

A governadora da província da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho, afirmou que a província detém um potencial enorme de diferentes pedras preciosas, mas que, na realidade, ela é muito mais que diamante.

"Os 10 municípios estão representados. Estamos firmes. Almejamos arrebatar prêmio numa das categorias. Estamos optimistas na conquista do premio”, afirma.

Ao Lubango, a Lunda-Norte trouxe um pouco das diversidades agrícolas, turísticas e culturais.

"As pessoas conhecem a Lunda-Norte apenas como terra de diamantes. Estamos aqui para mostrar que somos uma província que tem tudo”, disse.

Deolinda Vilarinho explicou que levou um grupo de jovens empreendedores e que estão a usar a tecnologia de informação e comunicação para solucionar problemas dos  sectores da indústria, nos electrodomésticos e outros.

A governadora assume que a juventude da província está atenta em capacitar-se nas variadas áreas do conhecimento para ser capaz de criar televisores, por exemplo.

"Queremos os investidores que visitem a nossa província. Estamos abertos para receber todos os empresários nacionais e estrangeiros interessados em investir. Queremos uma agricultura mecanizada, para poder revitalizar a agricultura em grande escala”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial