O músico angolano, Yuri da Cunha é um dos convidados a participar do show do artista brasileiro, Carlinhos Brown, esta quinta-feira, na vila Caramuru, no Brasil.
“Largo das Heroínas” é o titulo da exposição colectiva que é inaugurada, hoje, às 17h00, na Galeria do Banco Económico, em Luanda, e que fica patente até ao dia 30 deste mês.
A exposição alberga obras das artistas Sarhai, Isabel Landama e Filomena Mairosse (de nacionalidade moçambicana), que participaram na primeira edição do Nzinga, realizada entre 7 de Outubro e 4 de Novembro de 2022, assim como criações de três artistas convidadas: Marisa Kingica, Fran dos Santos e Astrid Gonzáles (de nacionalidade colombiana).
A exposição mostra os percursos de construção de identidades que requerem constantemente processos de afirmação numa sociedade em constante mutação.
Nas poéticas apresentadas são colocadas à apreciação do espectador diferentes temáticas que, embora tenham ramificações para sensibilidades diferentes, são estruturadas sob uma vertente de importante contexto o aproveitamento e transformação de materiais, a redignificação dos ideias e equidade na coexistência funcional e filosófica dos géneros.
Segunda edição do Nzinga
A Galeria Movart vai realizar de 15 Janeiro a 26 de Fevereiro de 2023, a segunda edição do projecto "Nzinga”, cujo prazo de inscrição termina no próximo dia 30.
Com esta iniciativa a Galeria Movart procura mulheres artistas oriundas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesas (PALOP) e Timor Leste para participar na segunda edição do projecto, na qual serão seleccionadas três candidatas para a residência artística.
O Nzinga é um projecto de residências artísticas da galeria Movart concebido exclusivamente para mulheres artistas plásticas e curadoras, naturais dos PALOP e de Timor-Leste, que desenvolvem a sua prática no âmbito da arte contemporânea africana, com o objectivo de emancipar e empoderar o papel da mulher e promover a igualdade de género na vida social e cultural.
A primeira edição do projecto Nzinga decorreu na MOVART Luanda até 6 de Novembro de 2022, com as artistas seleccionados Filomena Mairossi, Isabel Landama e Sarhai, sob orientação da artista Ana Silva.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.