Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
Uma exposição de pintura composta por 14 obras aberta ao público desde sexta-feira, no Hotel Florença, marca o encerramento das festividades, em alusão ao quadragésimo sétimo aniversário da Independência Nacional, no município de Talatona, em Luanda.
Sob o lema "Angolanos de Mãos Dadas Para o Futuro”, os quadros de artistas plásticos nacionais e estrangeiros, retratam o dia-a-dia dos angolanos, as paisagens e os pontos históricos. As obras com preços que variam entre os cinco e os 60 mil kwanzas, retratam, ainda, o instrumento musical marimba, caçadores, imbondeiro, O Pensador, símbolo da cultura nacional, mapa de África e a Rainha Njinga Mbande.
Em declarações à Angop, o administrador do município do Talatona, Rui Duarte, considerou de excelentes as imagens das obras e garantiu para breve a criação de um espaço para venda de peças artesanais. Para o responsável, a arte engrandece a cultura de qualquer país, por este facto deve ser respeitada e valorizada no município. O director municipal da Cultura, John Belas, defende ser necessário aliar a arte ao turismo cultural, mas para isso os artistas precisam de um espaço para comercializar os produtos.
Segundo o também escritor, a ideia de organizar a exposição numa unidade hoteleira é de divulgar o trabalho a todo o tipo de clientes. Explicou que o fraco volume de venda, parte da mentalidade de que os quadros são caros, dando azo para fraca apreciação da cultura das belas artes que considera imprescindível o seu cultivo desde tenra idade.
A responsável da unidade hoteleira, Patrícia Cardoso, mostrou-se honrada e regozijada com a realização do evento que representa a história cultural do país.
O evento visou, igualmente, expandir o turismo cultural no município, bem como promover o empreendedorismo no seio dos fazedores de arte da localidade.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.