Cultura

Mostra “Do Outro lado do mar” retrata duas culturas diferentes

A exposição fotográfica “Do Outro lado do Mar” da argentina Gaby Messina a ser inaugurada, hoje, às 17h00, no Palácio de Ferro, em Luanda, é a proposta da representação diplomática deste país em Angola para a Bienal de Luanda da Cultura de Paz.

22/11/2023  Última atualização 08H05
Artista argentina Gaby Messina expõe fotografias em Luanda © Fotografia por: DR
No comunicado chegado a nossa redacção, a representação diplomática da Argentina refere que "é através desta obra que participamos nesta nova edição da Bienal da Paz, manifestando o desejo de fortalecer uma cultura de paz, que se expressa também através da arte”.

"Do outro lado do mar”, continua, permite-nos aprofundar uma experiência de encontro entre duas pessoas, oriundas de dois continentes diferentes (América e África), que se unem para construir um futuro comum, gerando algo novo. "A cultura de paz constrói-se não só entre países, mas também no quotidiano, nos desafios de acolher as diferenças, mesmo dentro de casa”, lê-se no comunicado.

O projecto está relacionado com a integração cultural que se vive no quotidiano e que é um desafio. "A exposição está centrada na construção de laços familiares entre duas pessoas com duas culturas diferentes. Requer muito amor e que ambas as partes possam fazer cedências para se juntarem e se conhecerem. É um desafio a ser construído ao lodo do tempo, a cada momento” defende Gaby Messina.

"Quando um casal tem um filho, uma parte do seu coração está do outro lado do mar. Anseiam por ter pontes mais fluidas entre os dois continentes e por partilhar com os avós e todos os seus entes queridos. Enquanto isso, a voz dos antepassados é ouvida dançando ao ritmo do tambor, sustentando o conhecimento que eles cultivam e integram na realidade contemporânea da Argentina”.

Fall Madior Dieng é senegalês, músico de profissão. Pai de cinco filhos no Senegal. Aos 35 anos decidiu viajar para a Argentina. Actualmente é o representante cultural da comunidade senegalesa na Argentina. Vive na província de Tucumán desde 2007. Conhece Silvia Sousa, argentina, nascida na província de Salta, e tem uma linda menina, Maty, de 8 anos. Maty tem cinco irmãos para conhecer no Senegal.

Gaby Messina é uma artista visual, fotógrafa e videomaker. Messina retrata, regista e conta as histórias de vida das pessoas, acedendo à sua intimidade através de uma ligação cúmplice e profunda. As suas pesquisas e produções reflectem sobre comportamentos sociais, políticos e culturais. Procura os territórios psicológicos onde se abrem questões sobre a existência humana desenvolvendo conceitos, histórias documentais e interpretações de imaginários que ela constrói através do diálogo com as pessoas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura