Cultura

Mostra de pintura digital rende homenagem a Neto

“... Ainda o meu sonho...” é o título de uma exposição de pintura digital imersiva que é inaugurada hoje, às 16h00, e que fica patente até 30 do mês em curso, no Centro de Convenções Talatona (CCTA), para assinalar o 99° aniversário do primeiro Presidente da República de Angola, médico e escritor António Agostinho Neto.

06/09/2021  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR
A exposição, a ser aberta pelo ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, faz parte das actividades que decorrerão em Angola e em particular no município do Talatona, uma vez que este fará a abertura das comemorações.

Os artistas Vastok (Jurema Ramos) e Parasol (Jamil Ramos), homenageiam o Dr. António Agostinho Neto com uma exposição de pintura digital, instalações artísticas e um documentário. Trata-se de uma exposição simbólica e didáctica que faz a ponte entre o pensamento e a obra de Agostinho Neto.

"... Ainda o meu sonho...” é o título de um livro do escritor e significa viver a vida do povo e, para os que têm preocupações literárias, saber retirar dos sentimentos, das aspirações e momentos, da história, os elementos necessários para a sua tarefa artística.  Numa viagem pelo reportório literário daquele que é considerado uma das principais figuras do país no século XX, a mostra é preenchida com oito pinturas e cinco ilustrações digitais, sete instalações artísticas e um documentário, os autores farão uma viagem de 1957 à 1974, ou seja, do seu período artístico até quase ao final da sua vida, numa selecção de poemas que tocaram os corações dos dois jovens artistas.

Com uma "inquietação interrogante”, a exposição encontra-se dividida em oito ambientes, representando os musseques. O musseque é o testemunho do antes, do agora e do que está por vir. É no musseque onde nasceram grandes homens e mulheres. É no musseque onde ainda nascem e se fazem grandes pensadores, é no musseque onde o amanhã nascerá... e ainda o meu sonho...

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura