Mundo

Morreu ontem à noite o Presidente da Tanzânia

Morreu ontem à noite, aos 61 anos, o Presidente da Tanzânia, John Pombe Magufuli, devido a problemas cardíacos, informou a Vice-Presidente da República, Samia Suluhu, numa mensagem televisiva dirigida ao país.

18/03/2021  Última atualização 15H20
© Fotografia por: DR
Magufuli, que não aparecia em público desde 27 de Fevereiro, dando azo a vários rumores sobre a sua saúde, morreu em Dar-es-Salam, capital económica da Tanzânia, precisou Suhulu.
A Vice-Presidente da Tanzânia tinha já dado, na segunda-feira,  indicações de que o Chefe de Estado poderia estar doente, ao apelar à "unidade” dos tanzanianos "através da oração”.

Há semanas que circulavam rumores sobre a saúde de Magufuli, que davam conta de que teria procurado ajuda médica no estrangeiro, depois de ter sido infectado com o novo coronavírus, de acordo com a oposição no país.
Magufuli negava a existência do novo coronavírus no país, afirmando que a Tanzânia estava "livre” da Covid-19, em virtude das orações dos tanzanianos.

"O coronavírus é o diabo e não pode sobreviver no corpo de Cristo”, afirmou em Março de 2020 o Presidente tanzaniano, pouco depois da detecção do primeiro caso de Covid-19 no país.
Em Junho de 2020, o Chefe de Estado tanzaniano declarou que a pandemia tinha sido superada no país, graças à intervenção divina.

Duas figuras proeminentes do país morreram, entretanto, por complicações associadas ao novo coronavírus, nomeadamente o primeiro vice-presidente do arquipélago semi-autónomo de Zanzibar, Seif Sharif Hamad, cujo partido confirmou que havia contraído Covid-19, e o director-geral da administração pública, John Kijazi.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo