O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
Morreu na quarta-feira, 18, vítima de doença, o juíz Rui Clington, um nacionalista com muita vontade de transmitir conhecimentos à nova geração, segundo o historiador Filipe Vidal, amigo da família e que conviveu com o malogrado durante vários anos. Rui Clington nasceu em 1935.
Irmão mais velho do historiador e músico Mário de Souza Clington e mais novo da cantora Alba Clintogn, "Rui Clington era um dos nacionalistas angolanos aberto para dialogar com a juventude”, conta o historiador.
"Conheci o Dr. Rui Clington em 2007, numa das conferências que eu realizava com o apoio de um realizador de cinema. Depois de alguns anos, começamos a registar a vida e a obra dos irmãos Clington, o que resultou num arquivo vasto audiovisual e bibliográfico que nos permite divulgar os feitos desses filhos de que Angola deve se orgulhar”, ressalta Filipe Vidal.
Além de juiz, Rui Clington era uma figura marcante do desporto e da cultura. Filho do célebre Demostenes de Almeida, ícone do atletismo angolano.
Filipe Vidal considera que, com a morte de Rui Clington, perde-se um dos maiores marcos do nacionalismo angolano que combinava a ética, o desporto e as ciências.
"Perdemos uma das maiores autoridades do mundo da Justiça angolana, o mundo do desporto nacional perde um campeão de atletismo e um futebolista de alto nível, tão somente o primeiro seleccionador nacional da Angola independente”, lamentou o historiador.
Na óptica do crítico Jomo Fortunato, que teve inúmeras tertúlias com Rui Clington, desaparece uma figura de suma importância da história da cultura e do desporto angolano.
O crítico literário referiu que Rui Clington, ligado à jurisprudência, pertence a uma geração de intelectuais que assistiu a formação de grupos emblemáticos da música e do teatro, que surgiram em meados dos anos 40 do século XX, tais como o Ngola Ritmos, Kimbandas do Ritmo e o Grupo Teatral Ngongo, numa época em que grupos artísticos e associações culturais se opunham, pela cultura, à violência do sistema colonial português.
Jomo Fortunato lembrou que Rui Clington era um homem de uma vasta cultura.
"Apaixonado pela história de África pré-colonial, denotava uma paixão pelas manifestações artísticas, na sua generalidade, respeitava a expressividade das línguas nacionais e da filosofia existencial dos grupos etnolinguísticos angolanos”, acentua.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.