Mundo

Morreu o ex-Presidente de Portugal Jorge Sampaio

O antigo Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, morreu, esta sexta-feira (10) aos 81 anos, depois de um agravamento do seu estado de saúde, avançou à Lusa fonte familiar.

10/09/2021  Última atualização 09H29
© Fotografia por: DR

O ex-chefe de Estado estava internado no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, na sequência de problemas respiratórios.

Recorde-se que chegou a público, no dia 1 de setembro, que o estado de saúde de Sampaio, internado na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários (UCIC), tinha piorado.

O político português tinha sido internado no dia 27 de agosto, no Hospital da capital, depois transferido de helicóptero de uma unidade de saúde do Algarve. Jorge Sampaio estava no sul do país, de férias, quando sentiu dificuldades respiratórias.

Jorge Fernando Branco de Sampaio, que nasceu em Lisboa em 1939, foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006. Em 1989, foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Já mais recentemente, presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação.

Em 2017, o antigo Presidente da República foi operado duas vezes, uma das quais devido a "problemas acrescidos de mobilidade".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo