O grupo terrorista Estado Islâmico da África Ocidental (Iswap) assumiu a responsabilidade pelo ataque a uma prisão na capital da Nigéria, Abuja, que resultou na fuga de várias centenas de prisioneiros, incluindo de dezenas de membros do Boko Haram.
A Rússia criticou, esta quinta-feira, perante a Turquia o apoio ocidental dado às “ambições militaristas” da Ucrânia, por considerar que isso dificulta a possibilidade de negociações entre Moscovo e Kiev.
O antigo Chefe de Estado de São Tomé e Príncipe Evaristo Carvalho morreu na noite desde sábado, 29, aos 80 anos, em Lisboa, vítima de doença prolongada, disse à Lusa fonte familiar.
O antigo chefe de Estado são-tomense (2016-2021) estava internado num hospital em Lisboa e faleceu cerca das 22:00 de hoje (hora local, menos uma que em São Tomé).
Eleito Presidente de São Tomé e Príncipe em 18 de Julho de 2016, Evaristo Carvalho exerceu o mandato até 2 de Outubro de 2021, quando foi sucedido por Carlos Vila Nova.
Pai de 25 filhos, Evaristo Carvalho era um histórico da política são-tomense, tendo sido, por duas ocasiões, primeiro-ministro em governos de iniciativa presidencial.
Técnico de agricultura, Evaristo Carvalho começou por ser um quadro do partido único - Movimento para a Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) - após a independência e até ao início do multipartidarismo, na década de 1990.
Foi chefe de gabinete de Miguel Trovoada quando este foi Presidente da República e aderiu ao Acção Democrática Independente (ADI), partido hoje liderado pelo filho daquele e antigo primeiro-ministro, Patrice Trovoada.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO grupo rebelde M23 rejeitou esta quinta-feira (7) retirar-se das suas posições no leste da República Democrática do Congo, apesar de os Presidentes congolês e ruandês terem acordado na quarta-feira um cessar-fogo na zona fronteiriça.
O Presidente moçambicano defendeu, quarta-feira, o diálogo entre Ucrânia e Rússia para acabar com a guerra, durante um telefonema com o homólogo Volodymyr Zelensky, anunciou o gabinete presidencial em Maputo.
A polícia nacional apelou, esta quinta-feira, à serenidade e urbanidade dos militantes e simpatizantes dos quatro partidos políticos que vão realizar os seus comícios no sábado, garantindo estar em prontidão para acautelar a segurança pública.
O Seleccionador Nacional, Pedro Gonçalves, exortou à mudança de mentalidade por parte da selecção, antes do encontro com as Ilhas Seicheles, marcado para esta tarde.
O Chefe de Estado, João Lourenço, acredita que o país poderá, nos próximos tempos, exportar derivados do petróleo, assim que as necessidades internas forem superadas, com a entrada em funcionamento de mais projectos de refinação.
As petrolíferas Sonangol e ENI assinaram nesta, quinta-feira, em Luanda, um acordo de entendimento, com o objectivo da realização de estudos que visam duplicar a capacidade de destilação instalada de processamento de petróleo bruto da Refinaria de Luanda.
Depois da selecção de andebol feminino alcançar um dos maiores feitos do desporto nacional, o presidente da Federação Angolana de Andebol, José do Amaral, sublinhou a importância do papel das instituições públicas e privadas no apoio às jogadoras.
O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, nesta quinta-feira, o Novo Complexo de Produção de Gasolina da Refinaria de Luanda, cujo projecto vai permitir o aumento da capacidade de 395.000 para 1.580.000 litros de combustível/dia.