Morreu, na sexta-feira, o baterista Tubarão, dos Afra Sound Stars, vítima de doença em Luanda. Na sua página do Facebook, o tecladista do grupo Henrique Paulo Ramiro de Melo "Hagaha" recordou o malogrado nas seguintes frases: Adeus Toobas, o baterista companheiro de aventuras musicais e sonhos partilhados. Sempre disseste que o projecto Afra continuaria até o último de nós. Abraço ao Pop. Descanse em paz".
Pioneiro do MPLA, desde a primeira hora, Tubarão recebeu instrução militar na Fazenda América da Kibala, tendo sido depois aquartelado, primeiro no Grafanil, depois na Ilha, no antigo Lar da Mocidade Portuguesa, em Luanda.
O encontro do Tubarão com Manuel Miguel, Pop Show, no Lar Santa Isabel, em 1976, foi determinante para a fundação, primeiro do Liberdade de África, grupo inscrito no então Conselho Nacional da Cultura, e depois do Afra Sound Stars, em 1980.
A carreira do Tubarão, enquanto baterista e vocalista, está intimamente ligada à história do Afra Sound Stars, formação musical que residiu e fez carreira musical, em três países distintos: São Tomé e Príncipe, de 1983 a 1987, Brasil, de Março de 1988 a 1991 , e o exílio voluntário em Bruxelas, de 1995 até à actualidade.
Filho de Pedro Malebo e de Guilhermina Domingos, João Pedro Malebo, Tubarão, nasceu no dia 3 de Abril de 1961, em Calulo - Libolo, Cuanza-Sul.
Fez parte da primeira formação do Liberdade África, em 1976, formação anterior ao surgimento dos Afra Sound Star, com Manuel Miguel, Pop Show, (guitarra solo), Sebastião Malembe (guitarra ritmo), Monteiro António (voz), Zito Silva (viola baixo), Henrique Paulo Ramiro de Melo, Hagaha (teclas), e Dinho (bateria).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos quatro mil empregos indirectos foram criados no ecossistema das indústrias criativas angolanas pela Multichoice, informou, quinta-feira, em Luanda, o seu director em Angola, Marcus Valdez.
A “Festa do Teatro”, que há quatro meses movimentou a baixa da cidade de Luanda, com espectáculos de quinta-feira a sábado, no Teatro Elinga, inseridos na programação cultural do Circuito Internacional de Teatro (CIT), encerra hoje à noite, com uma gala no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
A 4.ª edição do Festival de Publicidade (FESTIPUB), a ter lugar, nos dias 23 e 25 de Outubro, em Luanda, distinguirá o melhor da publicidade e do marketing em Angola e nos restantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
Pelo menos 25 crianças morreram e dezenas ficaram feridas num acidente com um autocarro que transportava fiéis muçulmanos que celebravam o nascimento do profeta Maomé no norte da Nigéria, informou hoje um responsável pela segurança rodoviária.
O bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, defendeu, hoje que os países mais ricos devem aumentar a ajuda as nações africanas, destacando que, "num mundo justo", estes países deviam ver a sua dívida perdoada.