Cultura

Morreu em Luanda o baterista Tubarão

Morreu, na sexta-feira, o baterista Tubarão, dos Afra Sound Stars, vítima de doença em Luanda. Na sua página do Facebook, o tecladista do grupo Henrique Paulo Ramiro de Melo "Hagaha" recordou o malogrado nas seguintes frases: Adeus Toobas, o baterista companheiro de aventuras musicais e sonhos partilhados. Sempre disseste que o projecto Afra continuaria até o último de nós. Abraço ao Pop. Descanse em paz".

28/07/2024  Última atualização 12H44
© Fotografia por: DR

Pioneiro do MPLA, desde a primeira hora, Tubarão recebeu instrução militar na Fazenda América da Kibala, tendo sido depois aquartelado, primeiro no Grafanil, depois na Ilha, no antigo Lar da Mocidade Portuguesa, em Luanda.

O encontro do Tubarão com Manuel Miguel, Pop Show, no Lar Santa Isabel, em 1976, foi determinante para a fundação, primeiro do Liberdade de África, grupo inscrito no então  Conselho Nacional da Cultura, e depois do Afra Sound Stars, em 1980.

A carreira do Tubarão, enquanto baterista e vocalista, está intimamente ligada à história do Afra Sound Stars, formação musical que residiu e fez carreira musical, em três países distintos: São Tomé e Príncipe, de 1983 a 1987,  Brasil, de Março de 1988 a 1991 , e o exílio voluntário em Bruxelas,  de 1995 até à actualidade.

Filho de Pedro Malebo e de Guilhermina Domingos, João Pedro Malebo, Tubarão, nasceu no dia 3 de Abril de 1961, em Calulo - Libolo, Cuanza-Sul.

Fez parte da primeira formação do Liberdade África, em 1976, formação anterior ao surgimento dos Afra Sound Star,  com Manuel Miguel, Pop Show, (guitarra solo), Sebastião Malembe (guitarra ritmo), Monteiro António (voz), Zito Silva (viola baixo), Henrique Paulo Ramiro de Melo, Hagaha (teclas), e Dinho (bateria).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura