Regiões

Morreu Dom José Nambi, Bispo da Diocese do Bié

Xavier Candumba | Cuito

O Bispo da Diocese do Bié, Dom José Nambi, morreu na madrugada desta segunda-feira, na cidade do Cuito, vítima de doença, aos 73 anos.

31/10/2022  Última atualização 11H01
© Fotografia por: DR | Arquivo

O prelado, que liderava a Igreja Católica na província do Bié, desde Março de 1996, não resistiu a uma complicação cardíaca e sucumbiu perto das seis horas desta manhã no Hospital Walter Strangway, na cidade do Cuito.

O director do Hospital Walter Strangway, Anacleto Lopes, disse ao Jornal de Angola que Dom José Nambi sofria de diabetes, tendo-lhe sido diagnosticada uma "cetoacidose diabética”, que lhe provocou uma parada cardíaca irreversível.  

Nascido na Comuna de Londijimbo, no Município do Tchinjenje, na província do Huambo, Dom José Nambi, cedo se dedicou ao cristianismo tendo recebido o sacramento da Ordem em 15 de Agosto de 1976.

Em Dezembro de 1995, o Papa João Paulo nomeou-o Bispo Coadjutor da Diocese do Cuito e três meses depois, em 17 de Março de 1996, o então Núncio Apostólico de Angola, Dom Félix Del Blanco Prieto, consagrou-o Bispo do Cuito.

A 15 de Janeiro de 1997, Dom José Nambi tornou-se Bispo da Diocese do Bié, sucedendo no cargo a Dom Pedro Luís António, que renunciou por razões de saúde.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões