Angola participa de 22 a 28 de Maio em Genebra (Suíça) na 75ª Assembleia Mundial da Saúde a decorrer no Palácio das Nações, com uma delegação do Ministério da Saúde (MINSA).
O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) informou, nesta segunda-feira, que partir do mês de Junho começam a ser resolvidos todos os pendentes relacionados à emissão e entrega de passaportes em tempo útil.
O delegado provincial do Ministério do Interior e comandante provincial em Cabinda da Polícia Nacional, comissário Eusébio Costa, faleceu, ontem, durante um voo da companhia aérea TAAG, proveniente de Lisboa, Portugal.
O comissário Eusébio Costa tinha se deslocado a Portugal para consultas médicas. A sua morte ocorreu no interior de um avião quando regressava a Luanda, segundo uma nota de condolências do Comando Geral da Polícia Nacional.
A nota esclarece apenas que o oficial comissário, que tinha um elevado sentido patriótico e humanista, por isso, ter sido respeitado por todos, em especial pelos colegas de serviço, morreu por doença.
O comissário Eusébio Domingos de Almeida e Costa, nascido em Benguela, ingressou nas extintas FAPLA, na Primeira Região Política Militar, no Centro de Instrução Militar "Mussenga”, na especialidade de infantaria.
Destacou-se em várias incursões militares, com realce para a Operação Quissonde, Café, Restauro, tendo sido evacuado para Luanda, em 1977.
Ocupou várias funções, entre as quais a de chefe político da Direcção Nacional de Inteligência Externa, Emigração e Fronteira de Angola.
Integrou à Polícia Nacional nos anos 90, onde ocupou as funções de comandante da Unidade de Inspecção do Comando Provincial de Luanda, delegado e comandante da Polícia em Malanje, director do Instituto de Ciências Policiais e Criminais Serra Van-Dúnem, chefe da Missão de Desarmamento da População Civil e representante da Polícia na Comissão Conjunta do Processo de Desarmamento.
Até à data da sua morte, Eusébio Costa ocupava a função de delegado e comandante provincial da Polícia em Cabinda.
O comissário era licenciado em Ciências Sociais e História, mestre em História, Criminologia e Políticas Criminais e tinha uma pós-graduação em Direcção Estratégica de Enfrentamento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cidade de Mbanza Kongo, que alberga as ruínas do Kulumbimbi, berço do cristianismo em Angola, vai ser transformada, em breve, num destino de peregrinação religiosa, adiantou, este domingo, o arcebispo católico em Malanje, D. Luzizila Kiala.
Nos últimos anos, várias associações ou Organizações Não Governamentais têm tomado iniciativas no sentido de salvar as tartarugas, espécies em extinção em muitas partes do mundo, por causa da acção do homem sobre o seu habitat natural e da sua comercialização, devido ao seu valor na indústria da comida exótica
A fístula obstétrica é uma lesão grave entre a bexiga e a vagina ou entre o recto e a vagina, provocada por um parto demorado, obstruído e sem assistência médica, o que provoca perda descontrolada da urina (incontinência urinária), o que faz com que muitas mulheres libertem mau cheiro, o que lhes impossibilita de ter uma vida social, sendo, geralmente, abandonadas pelo esposo e pela família
O Ministério da Educação prevê, até ao final do ano, capacitar 110 formadores de professores da iniciação, em matéria de comunicação linguística e expressão, representação matemática, meio físico e social, de acordo com o secretário de Estado para o Ensino Secundário.
O MPLA vai propor, como Vice-Presidente da República, para o período 2022/2027, uma senhora, informou, esta tarde, o presidente do partido, João Lourenço, na abertura da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre neste momento, no Centro de Conferência de Belas, em Luanda.
Esperança Maria da Cunha é o segundo nome que consta da lista de deputados do MPLA à Assembleia Nacional, cuja figura poderá ascender ao posto de Vice-Presidente da República, caso o partido ganhe as Eleições Gerais de Agosto próximo.
A lista de candidatos a deputados do MPLA, para o período 2022-2027, pode ser conhecida, hoje, no final da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre, neste momento, no Centro de Conferência de Belas, sob orientação do líder do partido, João Lourenço.
O presidente do MPLA, João Lourenço, afirmou, nesta segunda-feira, em Luanda, que “os partidos da oposição estão a levar a cabo uma campanha interna e externa para descredibilização das eleições mesmo antes delas se realizarem”.
O presidente do MPLA, João Lourenço, orientou, nesta segunda-feira, em Luanda, a reunião do Bureau Político, que decorreu no Complexo do Futungo 2, encontro que antecedeu, também, a reunião extraordinária do Comité Central, que entre outros documentos, está a apreciar a lista dos deputados.
Trinta e nove dias depois, as formações do Petro de Luanda e do FAP dos Camarões voltam a medir forças, desta em jogo referente às meias-finais da segunda edição da Basketball African League. O desafio está marcado para quarta-feira, dia 25, às 13h30, no Pavilhão Arena de Kigali, no Rwanda.