Desporto

Morreu basquetebolista Ângelo Victoriano

JA Online

O antigo capitão da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, Ângelo Victoriano, morreu, na madrugada deste sábado, aos 56 anos, vítima de doença, confirmou o JA Online de fontes próximas à família.

13/04/2024  Última atualização 10H23
© Fotografia por: DR | Arquivo
Nascido a 8 de Fevereiro de 1968, Ângelo Victoriano começou a carreira desportiva em 1982, aos 14 anos, no Nova, Bairro da Maianga. Com 16 anos transferiu-se para o Petro de Luanda, tendo depois sido convocado para a Selecção Nacional Júnior, visando a disputa do Campeonato Africano das Nações em Moçambique.

Carreira brilhante 

Durante a carreira, o antigo extremo-poste conquistou quatro títulos de campeão nacional pelos "tricolores” na classe de seniores, seis pelos "militares” do Rio Seco, um pelos "aviadores” e igual número pelo Queluz de Portugal. Pelo 1.º de Agosto, arrebatou três troféus de clubes africanos, enquanto pela Selecção Nacional de seniores conquistou oito títulos, sendo o primeiro em 1989.

Estreou-se no Campeonato do Mundo da Argentina em 1990, prosseguindo a carreira no Canadá (1994) e Estados Unidos (1998). Um basquetebolista de mão cheia.

No ano passado, 2023, Ângelo Victoriano esteve em Manila, capital das Filipinas, onde foi eternizado no "Passeio da Fama" da FIBA-Mundo, à margem do congresso do organismo que tutela a modalidade no mundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto