Regiões

Morgue do Hospital do Zaire volta a funcionar

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

A única morgue do Hospital Provincial do Zaire voltou a funcionar, sexta-feira, depois de uma paralisação de um mês, em consequência de uma avaria registada nos motores de refrigeração, confirmou, ontem, o administrador municipal de Mbanza Kongo.

20/05/2023  Última atualização 12H50
Novo espaço está a ser erguido no bairro 11 de Novembro © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Kongo
Manuel Nsiansoki Gomes lamentou os transtornos causados aos munícipes locais durante esse período, pelo facto de muitos serem obrigados a alugar viaturas para transladar os corpos dos entes queridos às morgues dos municípios do Kuimba e Tomboco, situadas a 62 e 142 quilómetros, respectivamente.

O administrador municipal de Mbanza Kongo avançou que, em função das constantes avarias, nos motores de refrigeração da principal morgue da província, inaugurada em 2007, está em construção uma nova unidade, com maior capacidade, dentro do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

"Em Junho de 2022, foi lançado o projecto de construção de uma nova morgue, com a capacidade para 24 gavetas, orçado em mais de 85 milhões de kwanzas, cuja execução está em 90 por cento”, avançou.

A nova morgue municipal, referiu, está a ser erguida numa área bruta de 400 metros quadrado, com capacidade para 24 gavetas e vai ter, ao contrário da actual, salas de conservação dos corpos e para autópsias, assim duas para preparação de cadáveres, além de gabinetes para o médico legista. A morgue está a ser construída na zona adjacente ao Hospital Municipal de Mbanza Kongo, no bairro 11 de Novembro. "A nova unidade vai permitir aumentar a capacidade e oferecer serviços qualitativos à população”, concluiu.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões