Sociedade

Moradores vão pagar pela recolha do lixo

Kílssia Ferreira

Jornalista

Os moradores e os proprietários de diversos imóveis no município de Cacuaco vão assumir os custos de recolha dos resíduos sólidos naquela circunscrição, pagando às empresas prestadoras de serviço entre 25 e 200 kwanzas.

03/02/2021  Última atualização 07H10
Moradores, e comeciantes, vão pagar recolha dos resíduos sólidos © Fotografia por: DR
A informação consta do "Novo Modelo de Recolha de Resíduos Sólidos”, apresentado pelo administrador municipal de Cacuaco, Auzílio Jacob, numa reunião com os administradores dos distritos e presidentes das comissões de moradores dos bairros do município.
O administrador avançou que, em cada residência das áreas urbanizadas, como é o caso da centralidade do Sequele, serão cobrados 350 kwanzas por semana. Nas zonas semi-padronizadas, como os bairros Cacuaco Sede (vila), Eco-Campo, Caop Nova, Complexo e Campo Cuba, deverão ser pagos 200 kwanzas. As zonas três, cujas malhas urbanísticas estão desorganizadas, como o Bairro dos Imbondeiros e Rua da Conduta, pagarão 150 kwanzas.

Os estabelecimentos comerciais, restaurantes, hospitais e centros médicos farão uma contribuição financeira de 12, 14 e 18 mil kwanzas, dependendo da dimensão e quantidade de lixo produzido. Para as fábricas são 25 mil.
Auzílio Jacob sublinhou que o "Novo Modelo de Recolha de Resíduos Sólidos” entra em vigor logo que forem  celebrados os contratos entre as empresas e os proprietários dos imóveis, representados pelas comissões de moradores, após aceitação dos termos  e condições.              

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade