Hoje, às 15 horas, no Arquivo Nacional, o historiador José Manuel da Silveira Lopes defenderá em palestra as razões que o levaram a interessar-se, profundamente, pela história política angolana, resultando na publicação de dois ensaios, respectivamente “O Cónego Manuel das Neves – Um Nacionalista Angolano (Ensaio de Biografia Política)”, lançado em 2017, e “Lutem Até Alcançarem a Liberdade”, de 2021. “Se o meu trabalho tem alguma importância, é o facto de ser feito por uma pessoa independente de quaisquer filiação política.
A implementação da desconcentração administrativa e financeira de grau máximo, por via da conclusão do processo de transferência de competências dos Ministérios e dos Governos Provinciais para as Administrações Municipais, transformando-as nos principais órgãos responsáveis pela prestação de serviços aos cidadãos, estão entre as prioridades do MAT para este ano.
O entrevistado que trazemos hoje é um homem ligado aos negócios. Foi deputado pela bancada parlamentar do MPLA durante 10 anos. Passou pela Escola de Oficiais Nicolau Gomes Spencer, no Huambo, e por conta disso é Major das Forças Armadas Angolanas na reserva. Cristão de gema, cultua na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Os Tocoístas).
Ajudar os necessitados é o lado mais fértil do homem que há largos anos investe na província de Malanje nos mais variados domínios, através do grupo empresarial Miamop, que tem o município de Marimba como um dos destinos dos seus investimentos. Monteiro Capunga condena a inversão de valores na sociedade angolana, e, por conta disso, pede ao Estado para ser implacável contra todos aqueles que atropelam as normas e os valores sociais
O senhor diz que há muita imoralidade na sociedade dos nossos dias, o que o leva a afirmar isso?
Sim. Hoje assistimos a muitos actos indecorosos. Não se pode compreender, por exemplo, que um pai viole a sua própria filha. Afinal, que tipo de sociedade vamos construir com esse tipo de pais? Continuamos hoje a verificar situações muito imorais, são coisas que não vivíamos no passado.
Que tipo de medidas devem ser tomadas contra esse tipo de pessoas?
Olha, as coisas devem voltar à normalidade já. E para que isso aconteça é preciso que a "mão pesada” da lei se aplique contra esses indivíduos. O que muitos não sabem é que as vítimas desses indivíduos podem crescer com pesadelos enormes, vão ser discriminadas. Então, para impedir isso, é necessário que se tomem medidas urgentes para acabar com esse fenómeno que acontece quase todos os dias.
No passado aconteciam actos semelhantes?
Não. Apesar da longa noite colonial, no passado assistia-se à observância das regras da moral e dos bons costumes. Hoje, os irmãos namoram com as irmãs, os primos namoram entre si, e o que é mais estranho, assiste-se hoje os pais a namorarem com as filhas. Isso é abominável, não pode ser. O Governo deve, com urgência, disciplinar as coisas e fazer parar esse tipo de actos. Tudo deve passar por uma punição exemplar contra os que tomam essas atitudes.
O que acha que está na base de tudo isso?
Bom, acho que nas escolas devem ser traçados programas virados à educação moral e cívica. Deve-se trabalhar muito no sentido de se inverter as coisas. É preciso que as crianças, que constituem o futuro do país, sejam ensinadas a conviver, a se comportarem ante os adultos, enfim, tudo isso vai permitir que se reduza essa barbaridade que assistimos nos dias de hoje. Assistimos hoje a coisas que nos deixam muito desapontados. No passado, um vizinho podia repreender o filho de um outro vizinho, hoje se isso acontecer é confusão. Os idosos eram respeitados, hoje um idoso é levado para um centro de acolhimento pelos próprios filhos, enfim, há muitas situações que se inverteram. Isso não pode continuar assim. As igrejas têm um papel importante a desempenhar. É preciso que o Evangelho chegue a todos, para que a nossa sociedade possa crescer sã e evitemos esse tipo de situações abomináveis.
Em vários círculos alega-se que o desemprego contribui para esse tipo de comportamento. Concorda com isso?
Bem,
o Governo está a criar políticas que visam minimizar a situação. A par disso, o
sector privado tem vindo a realizar acções para empregar os jovens. É certo que
o grau de necessidades supera as oportunidades, mas é preciso termos fé, que as
coisas vão funcionar e vão dar certo. Temos de ajudar os jovens a encontrar
oportunidades de emprego.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Agência de Protecção de Dados (APD) foi criada, em Outubro de 2019, para fiscalizar as instituições públicas e privadas que tratam de dados pessoais dos cidadãos. Para funcionar, a instituição necessita de um orçamento que permita a adopção de meios humanos e materiais para realizar cabalmente as suas atribuições orgânicas.
O coordenador do Programa Nacional de Educação Espacial, Gilberto Gomes, afirmou, em entrevista ao Portal Correio da Kianda, que Angola saiu há um tempo a esta parte de um país desconhecido no sector espacial e hoje tem uma posição de destaque entre os países emergentes na área espacial mundial e em África
O Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge tornou-se na primeira instituição de Ensino Superior na província, a eleger o seu presidente, facto ocorrido em Abril do ano passado, que serviu para a eleição do gestor da instituição, com uma agenda virada para a formação focada no mercado de emprego. Em entrevista, Mona Panzo realçou ainda o retorno aos cursos de Mestrado, a extinção de cursos de Licenciatura e a promoção da investigação científica.
A Diocese de Benguela tem em vista reabilitação da Escola dos Evangelistas para a formação de leigos cristão, revelou o bispo local, Dom António Jaca. Em entrevista ao Jornal de Angola, para fazer o balanço do que foi o ano de 2022, o prelado católico admitiu que a Igreja precisa de muita coisa, como de mais sacerdotes e agentes pastorais, pelo que há a necessidade de que a formação de leigos cristãos continue. Um primeiro passo, segundo o bispo, vai passar pela reabilitação da Escola dos Evangelistas e encontrar um formato que se adeque aos tempos novos.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.