Economia

Mona Quimbundo colhe arroz

A associação de camponeses da comuna de Mona-Quimbundo, município de Saurimo, província da Lunda Sul iniciou, domingo, a colheita de três toneladas de arroz cultivados numa extensão de dois hectares.

12/05/2020  Última atualização 12H21
DR

O projecto, que está em fase experimental, de iniciativa de camponeses da comuna do Mona-Quimbundo, tem o financiamento do Japão em coordenação com o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e prevê totalizar quatro toneladas de arroz no fim da colheita. Criada em 2019, a associação Mona-Quimbundo tem uma área de cultivo de dois mil hectares. Em declarações à Angop, o responsável local do IDA, Domingos Muaiuma, disse que os camponeses associados estão determinados a aumentar a produção agrícola na região, com vista a reduzir a importação do arroz e consequentemente contribuir na estabilização do preço no mercado local.
Para dar sustentabilidade ao projecto, os camponeses pedem ao governo local que adquira secadores de arroz, máquina de descasque, e outros meios, para fomentar a actividade na circunscrição. O projecto está a ser as-
segurado, numa primeira fase, por 60 famílias dos bairros Sete e Muculucusso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia