Sociedade

Modernização das empresas públicas é contínua

Sampaio Júnior | Lobito

Jornalista

O secretário de Estado Nuno Caldas Albino reiterou, ontem, a aposta do Executivo na contínua melhoria da modernização técnica, tecnológica e de infra-estruturas dos órgãos públicos de Comunicação Social e não só.

23/05/2024  Última atualização 12H55
Nuno Albino abriu Seminário sobre Comunicação Social © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

Ao discursar na abertura de um Seminário sobre Comunicação Social, realizado pelo Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB), Nuno Albino destacou o facto de terem sido inauguradas, ainda este ano, duas infra-estruturas, na província do Huambo: o Cefojor e o digital.ao, cujas ofertas de formação têm dado oportunidades há muitos jovens.

O governante apontou, ainda, como apostas a expansão do sinal da rádio e televisão às zonas mais recônditas do país, sobretudo nas províncias limítrofes, bem como a a política regulatória, com a introdução da regulamentação da imprensa online, das rádios comunitárias e conteúdos nacionais. "O que consumimos é na sua maioria de outras latitudes, precisamos produzir aquilo que traduz a nossa identidade nacional, a angolanidade”, defendeu.

O secretário de Estado sublinhou o facto de a província de Benguela ser uma praça de referência obrigatória da comunicação social, pelos quadros que tem projectado e pelo seu pioneirismo na radiodifusão no país, destacando a figura de Álvaro Nunes de Carvalho como pioneiro, por ter realizado, em 1931, a primeira emissão de rádio em Angola.

Nuno Albino aconselhou as novas gerações do sector da comunicação social a aproveitar o legado deste e de outros colossos do jornalismo da região. "A nova geração deve estar comprometida e com espírito patriótico, para que possa, igualmente, dar o seu contributo no processo de desenvolvimento de Angola, elevando o Estado Democrático e de Direito”, exortou.

O governante aproveitou a ocasião para apelar ao comprometimento de todos durante o Censo Geral da População e Habitação, que terá lugar no dia 19 de Julho. Segundo Nuno Albino, o processo, que decorre sob o lema "Juntos contamos por Angola”, vai ser a maior operação de mobilização social em situação de paz no país.

O Seminário Nacional de Comunicação Social encerra amanhã e decorre sob o lema "Tendências em Comunicação, Transformações sociais nas narrativas contemporâneas”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade