Economia

Modelo de Porto Senhorio foi apresentado aos colaboradores

Joaquim Suami

Jornalista

O Porto do Lobito apresentou, ontem, em Benguela, o modelo de gestão do programa Senhorio, que relegou a empresa, desde o último trimestre do ano passado, das operações de carga e descarga de contentores, para fiscalizador e regulador das actividades marítimas e portuárias.

25/05/2024  Última atualização 16H00
© Fotografia por: DR

O programa Senhorio, que é um modelo de gestão organizativo do tipo "Landlord Port", que torna o Porto do Lobito, como autoridade portuária, foi apresentado durante a 13ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB)-2024, que decorre sob o lema "Dinamizar as Potencialidades para Transformar a Economia".

Com a implementação do programa Senhorio, o Porto do Lobito deixa de funcionar como operador de manuseamento de carga e descarga de contentores, deixando a responsabilidade para a concessionária África Global Logistics (AGL).

Durante a apresentação, os presentes ficaram a saber que a empresa África Global Logistics vai operar o Terminal Polivalente, no período de 20 anos, e o Mineiro, que foi concessionado ao Lobito Atlantic Railway (LAR), vai ser operado no período de  30 anos.

No final da apresentação, o presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, disse que, actualmente, a empresa destaca-se como uma referência a nível nacional, devido às excelentes estratégias de gestão que  têm sido traçadas, com destaque para o desenvolvimento do capital humano. O gestor referiu que o Porto do Lobito está à procura de parcerias para futuros projectos, como a implementação do Terminal de Cabotagem e outros serviços de apoio.

"O nosso objectivo é manter a nossa posição como o centro logístico intermodal do Corredor do Lobito. Por isso, investimos continuamente no desenvolvimento do capital humano, porque, eles são essenciais para a garantia de um porto seguro e aberto ao mundo", referiu.

De lembrar que, no ano passado, o Porto do Lobito movimentou 13.432 contentores, dos quais, 6.237 descarregados e 7.195 carregados, perfazendo um total de 20.477 Teus, equivalentes a 275.241 toneladas contentorizadas.

Em termos comparativos, em 2022, o Porto obteve um valor percentual negativo de 23, 10 por cento, quanto a contentores, obteve 9.94 por cento em Teus e 21,26 por cento em tonelagem.

Reformados homenageados

Ontem, no encerramento das actividades do Dia do Trabalhador, assinalado a 1 deste mês, o Porto do Lobito homenageou 59 trabalhadores reformados, no ano passado, pela dedicação, empenho e contributo, pelos serviços prestados ao longo dos anos. 

O acto serviu, igualmente, para homenagear os trabalhadores que mais se destacaram no ano passado. Cada funcionário recebeu uma Menção Honrosa, em reconhecimento pelos serviços prestados e uma lembrança simbólica.

O aposentado Rafael Monteiro, em nome dos trabalhadores reformados, expressou  a gratidão por terem servido o Porto do Lobito com zelo e dedicação, o que contribuiu para que a empresa portuária atingisse níveis satisfatórios de crescimento e desenvolvimento do capital humano.

 Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, agradeceu a dedicação dos reformados ao longo dos  anos de trabalho, e desejou felicidade a todos os aposentados, por estarem a passar por uma nova fase de vida.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia