Cultura

Moda angolana desfila na Semana Africana em Paris

Nelma Inglês

Angola participou, terça-feira, em Paris, França, num desfile de moda com 14 modelos vestidas pela estilista Nadir Tati.

07/06/2023  Última atualização 15H25
© Fotografia por: Colecção Nadir Tati
Em declarações ao JA Online, Nadir Tati fez saber que dedicou a colecção à província de Luanda, onde, por intermédio das estampas das roupas mostrou parte da cultura e do turismo de Angola.






Foto: Cedida


"Fui convidada pela UNESCO para apresentar o meu novo trabalho, sendo referência no continente, tento elevar ao mais alto nível o nome do nosso país com a minha marca", começou por dizer.


A estilista afirmou que prefere retratar nas suas colecções a história do povo angolano, a cultura e mostrar ao mundo uma Angola mais nova e actual, "por isso dediquei esta colecção à cidade capital".

Foto: Cedida


A também embaixadora da Bienal, salientou, igualmente, que a responsabilidade no mundo da moda aumentou após ter recebido  uma medalha de mérito das mãos do Presidente da República, João Lourenço.


Desfile

O desfile que decorre, de 5 a 9 mês em curso, enquadra-se na agenda da Semana Africana da UNESCO,  sob o tema central "Educação, Cultura e Ciência no Desenvolvimento do Comércio Intra-Africano".

Além de Angola, estiveram presentes, no evento, 10 países - Tanzânia, Argélia, Marrocos, Comores, Burkina Faso, Côte d’Ivoire, Mali, República Democrática do Congo, República do Congo e Camarões.

A Semana Africana é uma iniciativa anual promovida pelo Grupo Africano na UNESCO, que inclui actividades culturais, científicas e artísticas em homenagem ao Dia de África.

Na ocasião, estiveram representadas, igualmente, a ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, e outras entidades do Executivo angolano. 

Para Nadir Tati foi uma honra encerrar o desfile e receber elogios dos outros países que participaram do evento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura