Regiões

Moçâmedes: Leilão de gado angaria mais de cinquenta milhões de kwanzas

Um total de 55 milhões e 700 mil kwanzas é o montante arrecadado sábado, em Moçâmedes, no leilão de 136 cabeças de gado bovino durante a realização da primeira Feira de Leilão de gado promovida pela Cooperativa Pecuária da província do Namibe, de acordo com a organização do evento.

27/03/2023  Última atualização 12H00
Moçâmedes: Leilão de gado angaria mais de cinquenta milhões de kwanzas © Fotografia por: DR

A feira contou com a participação de 100 expositores bem como de criadores do gado oriundo das províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Cunene e da anfitriã, Namibe. No encerramento, a vice-governadora do Namibe para o Sector Político, Economico e Social, Anica de Sousa, realçou que no Governo angolano criou políticas que vão impulsionar o empresariado que se dedica no agro-negócio, e apontou o Planapecuária previsto em investimentos de infra-estruturas, sublinhando que com estes plano, "teremos maior capacidade de produção e transformação”.

Para Anica de Sousa, a feira, permitiu além das vendas e de troca de experiência entre criadores locais e também de outros pontos do país, com vista a melhoria da qualidade dos animais na região. Destacou igualmente a solidariedade demonstradas pelos empresários, principalmente o António Gomes, Santiago Neto, Cumbi Júnior e Adriano Silva, ao doarem cabeças de gado e um suíno a três unidades sanitárias de referência na província, e ao Lar de Terceira Idade, confinada no município sede de Moçâmedes.

Já o administrador do município de Moçâmedes, Abel do Rosário Kapitango, prometeu que a sua Instituição vai continuar a trabalhar par potenciar os criadores de gado com meios e técnicas apropriadas para fomentar a actividade agro-pecuária, visando a melhoria do aumento da produção e produtividade nesta municipalidade.

Constatou que as comunidades não dão valor comercial ao gado, e promete mudar o quadro, aproveitando o valor económico dos animais que criam. O administrador do município que albergou esse evento, sustentou que, a feira, serviu par despertar a comunidade de criadores de gado o valor económico que os animais representam.       

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões