A decisão foi tomada depois de múltiplas infecções por SARS-CoV-2 terem sido identificadas como estando relacionadas a um espaço de karaoke em específico.
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, vai reunir-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, esta semana, à margem de uma conferência em Bali, na Indonésia, informou hoje o Departamento de Estado.
O Governo moçambicano está à procura de soluções para fazer face às preocupações das gasolineiras, que alertam para o risco de paralisação da distribuição devido às dívidas do Estado e à subida do preço do barril no mercado internacional.
"Sei que há um trabalho que está a ser realizado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia e também o regulador, em conjunto com a indústria, para estudar formas de mitigação", declarou Max Tonela, ministro da Economia e Finanças de Moçambique, durante uma conferência de imprensa em Maputo.
Em causa está um alerta colocado em Abril pela Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas, que pediu a revisão dos preços dos combustíveis e alertou que as dívidas do Estado às gasolineiras podem paralisar a distribuição num momento em que os preços no mercado internacional estão a disparar.
No total, segundo a Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas, o Governo moçambicano devia, até finais de abril, às gasolineiras acima de 110 milhões de dólares (cerca de 102 milhões de euros), um valor que continuava a crescer com a subida do preço do barril no mercado internacional em resultado dos impactos da invasão russa da Ucrânia.
Para Max Tonela, o problema é "geopolítico", destacando que os custos do barril continuam "muito elevados".
"Nós assistimos, em quase todo mundo, a necessidade dos países criarem condições para assegurar a continuidade do fornecimento de combustíveis. Corremos o risco de não poder dispor de fornecedores, caso não tomemos as medidas certas ou adequadas. Há um trabalho a correr", declarou o governante.
Em março, o governo moçambicano anunciou uma redução de taxas, custos e outros valores associados ao preço dos combustíveis para "mitigar o impacto da subida de preços" a nível mundial.
A última mexida nos preços dos combustíveis em Moçambique aconteceu em Outubro de 2021, quando a Autoridade Reguladora de Energia (Arene) anunciou subidas entre 7% a 22%, reflectindo a subida do preço do barril de crude que já se verificava na altura e que, entretanto, disparou com a ofensiva militar russa na Ucrânia.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Rússia afirmou hoje que o equipamento militar dado pelos países ocidentais à Ucrânia está a ser encaminhado para o mercado negro e para o Médio Oriente, mas sem fornecer provas para sustentar tais acusações.
Moçambique e Itália assinaram hoje, em Maputo, um acordo de princípios gerais para reforçar a cooperação bilateral, no âmbito de uma visita de trabalho que chefe de Estado italiano, Sergio Mattarela, efectua ao país africano.
A Finlândia e a Suécia têm desde hoje o estatuto de "convidados" na OTAN, após os embaixadores dos 30 países membros da Aliança Atlântica terem assinado os protocolos de adesão dos dois países, que terão de ser ratificados.
Os Estados Unidos da América continuam a apoiar os esforços de Angola para eliminar a corrupção e imputar responsabilidades àqueles que desviaram os recursos do país e, desse modo, aumentar a transparência e o nível de responsabilização.
O período para o suprimento de insuficiências, irregularidades e deficiências detectadas pelo Tribunal Constitucional nos processos de candidaturas dos partidos e coligação de partidos políticos às Eleições Gerais de 24 de Agosto, encerra hoje.
O ministro dos Transportes definiu, ontem, em Moçâmedes, o actual estágio de evolução do sector pela concretização das reformas alinhadas às melhores práticas internacionais, assentes em mudanças profundas no domínio da produtividade e nos planos de desenvolvimento 2018-2038.
Os preços de referência dos principais produtos da cesta básica baixaram em 36 por cento face a Novembro do ano passado, na semana entre 20 e 26 de Junho, sob a influência da activação da Reserva Estratégica Alimentar (REA).
Com o objectivo de divulgar a trajectória do primeiro Presidente de Angola, a exposição sobre a vida e obra de Agostinho Neto encerrou domingo, numa demonstração de que a iniciativa ajudou a fortalecer o patriotismo.
O realizador angolano Levis Albano avançou, este domingo, em Luanda, que pretende apresentar a pré-estreia do filme “Mutu Mbi” em todos os países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).