Desporto

Moçambique passa à tangente na prova

A Selecção Moçambicana de futebol garantiu, pela primeira vez, a presença nos quartos-de-final da competição, em seis participações no compeonato, ao classificar-se em segundo lugar do Grupo A, com quatro pontos.

25/01/2023  Última atualização 11H18
Selecção dos Mambas © Fotografia por: DR
Em três encontros realizados, os Mambas empataram a zero com a Etiópia, venceram a Líbia por 3-2 e perderam para a Argélia, por 1-0. Marcaram três golos e consentiram igual número.

Em declarações ao Jornal de Angola, Chiquinho Conde, seleccionador moçambicano de futebol, enalteceu o empenho e a entrega dos jogadores, para que o apuramento fosse um facto.

"Sinto-me regozijado pelo feito alcançado. Sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar, visto que estávamos inseridos num grupo complicado com Argélia, Líbia e Etiópia. Mas acabamos por confirmar a nossa presença na segunda fase do torneio. Aproveito para felicitar os meus atletas pela qualificação. Estamos todos felizes com esta conquista", disse, visivelmente emocionado. Quanto aos jogos efectuados com os adversários do agrupamento, o treinador moçambicano referiu que são se- lecções de alto gabarito.

" Penso que estávamos numa série extremamente difícil. Qualquer das equipas ambicionavam os 'quartos'. Sabíamos que era importante vencer ou empatar o primeiro jogo com a Etiópia. Fizemos o scouting do adversário, antes do encontro, e acabou por resultar. No segundo desafio, frente à Líbia, éramos obrigados a ganhar. Tínhamos a consciência que o jogo era de vida ou de morte. A Líbia vinha de um resultado desfavorável, diante da Argélia, e tinha de vencer a partida, a todo o custo. Estávamos em desvantagem na contenda, empatamos o jogo e acabámos por virar o resultado. Portanto, tínhamos meio caminho andado, porque, na última jornada, iríamos jogar com o país organizador do CHAN, a Argélia. Fizemos um grande jogo, apesar de termos perdido por 1-0. Penso que cumprimos com o que havíamos planeado, que visava atingir a fase seguinte do certame. Estamos felizes, por tudo o que fizemos na fase de grupos", salientou o categorizado técnico moçambicano.

Sobre os propósitos da equipa na segunda fase do CHAN, Chiquinho Conde disse que passa por competir bem e procurar dignificar as cores moçambicanas no Campeonato Africano.

"Entramos na fase do 'mata-mata'. O mínimo erro será fatal. O grupo está mentalizado de que está proibido de cometer erros. Estamos prontos para tudo", disse, acrescentando que Moçambique teve uma preparação bastante atribulada." "Começamos a preparar-nos muito em cima do CHAN. O programa elaborado não foi cumprido na totalidade pela Federação Moçambicana de Futebol.

Não fizemos os amistosos que tinha programado. Realizamos três jogos, quando seriam cinco. Agora temos de olhar para o jogo dos quartos-de-final", finalizou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto