O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A Selecção Moçambicana de futebol garantiu, pela primeira vez, a presença nos quartos-de-final da competição, em seis participações no compeonato, ao classificar-se em segundo lugar do Grupo A, com quatro pontos.
Em declarações ao Jornal de Angola, Chiquinho Conde, seleccionador moçambicano de futebol, enalteceu o empenho e a entrega dos jogadores, para que o apuramento fosse um facto.
"Sinto-me regozijado pelo feito alcançado. Sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar, visto que estávamos inseridos num grupo complicado com Argélia, Líbia e Etiópia. Mas acabamos por confirmar a nossa presença na segunda fase do torneio. Aproveito para felicitar os meus atletas pela qualificação. Estamos todos felizes com esta conquista", disse, visivelmente emocionado. Quanto aos jogos efectuados com os adversários do agrupamento, o treinador moçambicano referiu que são se- lecções de alto gabarito.
" Penso que estávamos numa série extremamente difícil. Qualquer das equipas ambicionavam os 'quartos'. Sabíamos que era importante vencer ou empatar o primeiro jogo com a Etiópia. Fizemos o scouting do adversário, antes do encontro, e acabou por resultar. No segundo desafio, frente à Líbia, éramos obrigados a ganhar. Tínhamos a consciência que o jogo era de vida ou de morte. A Líbia vinha de um resultado desfavorável, diante da Argélia, e tinha de vencer a partida, a todo o custo. Estávamos em desvantagem na contenda, empatamos o jogo e acabámos por virar o resultado. Portanto, tínhamos meio caminho andado, porque, na última jornada, iríamos jogar com o país organizador do CHAN, a Argélia. Fizemos um grande jogo, apesar de termos perdido por 1-0. Penso que cumprimos com o que havíamos planeado, que visava atingir a fase seguinte do certame. Estamos felizes, por tudo o que fizemos na fase de grupos", salientou o categorizado técnico moçambicano.
Sobre os propósitos da equipa na segunda fase do CHAN, Chiquinho Conde disse que passa por competir bem e procurar dignificar as cores moçambicanas no Campeonato Africano.
"Entramos na fase do 'mata-mata'. O mínimo erro será fatal. O grupo está mentalizado de que está proibido de cometer erros. Estamos prontos para tudo", disse, acrescentando que Moçambique teve uma preparação bastante atribulada." "Começamos a preparar-nos muito em cima do CHAN. O programa elaborado não foi cumprido na totalidade pela Federação Moçambicana de Futebol.
Não fizemos os amistosos que tinha programado. Realizamos três jogos, quando seriam cinco. Agora temos de olhar para o jogo dos quartos-de-final", finalizou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos venceu o representante local, Luka Bulatovic, na última quinta feira, na quarta jornada da paralímpiada de Xadrez, que decorre, em Belgrado, na Sérvia, desde o dia 29 de Janeiro até domingo, com mais de 100 participantes e 33 países representados.
A eliminação da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN) ficou para trás. Esta sexta-feira, Pedro Gonçalves deu a entender que o chip já mudou e que agora é tempo de encarar a qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN) para a Côte d'Ivoire, em 2024, como o grande objectivo.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.