Mundo

Moçambique: Japão disponibiliza mais 1,5 milhões de dólares

O Governo japonês vai disponibilizar mais 1,5 milhões de dólares (1,3 milhões de euros) para assistência alimentar aos deslocados, devido à violência armada em Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.

24/03/2023  Última atualização 09H35
© Fotografia por: DR

O valor, disponibilizado através do Programa Alimentar Mundial (PAM), vai garantir alimentos de emergência para 25.800 pessoas deslocadas que estão nas províncias do Niassa, Cabo Delgado e Nampula, devido ao terrorismo no Norte de Moçambique.

"Esta contribuição, canalizada através do fundo de Financiamento de Emergência do Japão, ajudará a abordar a segurança alimentar entre as famílias mais vulneráveis no Norte de Moçambique. Também permitirá que o PAM trate a desnutrição aguda e moderada, prestando assistência a 15 mil crianças menores de 5 anos e 12 mil mulheres grávidas e lactantes”, indicou o PAM, em nota divulgada durante a cerimónia de anúncio do apoio, em Maputo.

"Estamos lado a lado com o povo de Moçambique e continuaremos a apoiar os nossos amigos moçambicanos para enfrentarem os desafios da crise em curso”, declarou o embaixador nipónico, Kimura Hajime, durante o evento.

Dados avançados pelo PAM indicam que, desde 2019, o Japão disponibilizou 23 milhões de dólares para as operações humanitárias da agência das Nações Unidas, com destaque para Cabo Delgado.

A província de Cabo Delgado enfrenta, há cinco anos, uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo