Política

Moçambique busca experiência em fiscalização parlamentar

César Esteves

Jornalista

A presidente do Parlamento moçambicano, Esperança Laurinda Francisco Bias, manifestou, sexta-feira, em Luanda, o desejo de partilhar a experiência angolana em matéria de fiscalização parlamentar, em diferentes assuntos, com realce para a área dos hidrocarbonetos, dado o facto de algumas empresas que operam no seu país estarem, também, em Angola.

04/02/2023  Última atualização 08H54
A delegação apresentou ao Chefe de Estado, João Lourenço, cumprimentos do homólogo moçambicano, Filipe Nyusi © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

A líder do Parlamento moçambicano, que realiza uma visita oficial de seis dias a Angola, exteriorizou o interesse no final da audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial.

"Nós queremos aprender como é que o Parlamento angolano faz a fiscalização não só da actividade petrolífera, mas, também, da actividade económica e social, no geral”, realçou, à imprensa, a líder parlamentar moçambicana.

Esperança Laurinda Francisco Bias, que se fez acompanhar, neste encontro, da homóloga angolana Carolina Cerqueira, referiu que Angola já produz hidrocarboneto há mais tempo e Moçambique lida com esta matéria de forma recente.

Disse que o encontro, de cortesia, com o Presidente João Lourenço, serviu para lhe apresentar os cumprimentos endereçados pelo homólogo moçambicano Filipe Nyusi, bem como reafirmar o convite deste para visitar o "país irmão”.

"Demos a conhecer, também, ao Presidente João Lourenço sobre a necessidade do reforço de cooperação entre os nossos dois parlamentos”, destacou a líder do Parlamento moçambicano, cujo itinerário da deslocação a Angola reserva visita a alguns empreendimentos económicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política