O governador provincial do Cuando Cubango, José Martins pediu, a população, da cidade de Menongue, apoio ao combate cerrado à caça furtiva, abate indiscriminado de árvores e às queimadas anárquicas, face às dificuldades que os fiscais ambientais têm tido nesta região.
Em entrevista ao "Jornal de Angola”, o director do gabinete provincial do ambi-ente, gestão de resíduos e serviços comunitários, Júlio Bravo, fez saber que a província necessita de cerca de 500 novos fiscais ambientais, para combater os caçadores furtivos nacionais e internacionais, a exploração ilícita da madeira e as queimadas anárquicas, entre outras práticas, contrárias à preservação do ambiente.
Fez saber ainda, que os mais de 120 fiscais existentes, não são suficientes para cobrir todo o território da província, razão pelo qual, diariamente se assiste vários actos que danificam o ambiente.
Por este motivo, José Martins, apelou às populações desta região, no sentido de continuarem unidos, apresentando ideias, construtivas e sustentáveis as entidades competentes, para que todos os actos que prejudicam o meio ambiente sejam substituídos por boas iniciativas, que garantam a implementação com sucesso de programas e campanhas de educação ambiental e de cidadania.
Encorajou os cidadãos a pensarem no ambiente, de uma maneira mais abrangente, promovendo campanhas de plantação de árvores, limpeza dos principais focos de resíduos sólidos nas comunidades, a realização de palestras para a sensibilização da sociedade, a melhoria da qualidade do meio ambiente, como um factor de influência na vida sadia das populações.
"Estamos a comemorar o Dia Nacional do Ambiente sob o lema "Reutilizar o passado, reciclar o presente e salvar o futuro”, com um único propósito, o de reforçar os alertas aos diferentes sectores, para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis e promoverem uma gestão equilibrada dos recursos naturais”, referiu.
Acrescentou que, o Go-verno Provincial, achando-se na obrigação de prestar atenção ao meio ambiente, tudo tem feito para incentivar as populações, a adotarem boas práticas sociais e participem voluntariamente nas campanhas de plantação de árvores, de recolha e tratamento do lixo, entre outras actividades, para melhorar o ambiente em que vivemos.
Lembrou que, a consagração do 31 de Janeiro, espelha a valorização, o respeito e o cuidado que se deve ter com o ambiente, cujos feitos propiciarão em grande medida, o bom estado de saúde e a boa conservação da própria natureza, factos que impõem a necessidade de continuar a incutir, principalmente na juventude, nas organizações sociais e nas comunidades em geral, a nível da província e do país, o espírito de se promover campanhas de limpeza e de recolha de resíduos sólidos em todas as localidades.
Na ocasião, o director em exercício do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Osvaldo Bartolomeu, disse que esta data deve servir de reflexão à sociedade, para a responsabilidade que cada um tem, na conservação da biodiversidade e da gestão sustentável dos recursos naturais e na gestão dos resíduos para a qualidade de vida de todos.
Disse que o gabinete que dirige, em colaboração com Governo provincial, as Administrações Municipais e a Instituto Politécnico do Ambiente, têm estado a realizar actividades que visam alertar, os diferentes sectores sociais, para a necessidade de se adoptarem hábitos de vida sustentáveis, que promovam, uma gestão equilibrada dos recursos ambientais.
Para saudar a data, o Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários promoveu uma campanha de plantação de mais de duas mil árvores, do tipo cedro, pinheiro, eucalipto, acácias, chapéu de napoleão, casuarinas e pata de burro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginComo forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.
A província do Huambo acolhe, esta segunda-feira, o acto central das comemorações dos 44 anos dos Serviços Penitenciários, sob o lema: "Serviços penitenciários, 44 anos firmes na reabilitação e reintegração social, consolidando a produção penitenciária", noticiou a Rádio Nacional de Angola (RNA).
O Governo Provincial de Luanda (GPL) informou através das redes sociais, no passado domingo, que já estão em curso os trabalhos de reposição dos sinais verticais vandalizados ao longo da via pública, no troço que liga o Hospital Geral de Luanda ao viaduto do Camama, no munícipio do Kilamba Kiaxi.
Decorreu, em Luanda, na última sexta-feira, uma palestra que serviu para orientar e sensibilizar adultos e adolescentes a respeitar e apoiar os idosos, sobretudo pelo papel que estes desempenham no seio da família, informou o Governo Provincial de Luanda (GPL), nas redes sociais.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.