Desporto

MMA: Angola acolhe Campeonato Africano

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

Angola vai albergar este ano, o Campeonato Africano de Artes Marciais Mistas, em masculino e feminino, anunciou, na cidade do Lubango, província da Huíla, o presidente da Federação Angolana da modalidade, Armando Diogo “Scott”.

17/01/2023  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR
A data para a realização da prova continental vai ser anunciada pela federação internacional da modalidade, depois do Campeonato Mundial da Sérvia, a decorrer de 14 a 18 do próximo mês de Fevereiro. Actualmente, segundo Armando Diogo "Scott”, as províncias de Luanda, Cabinda e Huíla manifestaram a intenção de acolher o evento.

Para o dirigente, após a Federação Internacional de MMA ter considerado Angola apta para organizar o campeonato africano deste ano, o órgão reitor da modalidade em Angola endereçou uma mensagem a todos os presidentes de associações provinciais para submeterem os seus cadernos de encargos, com vista a albergar o certame.

A província da Huíla, explicou Scott”, foi a primeira a manifestar o interesse em acolher o campeonato africana de MMA. Contou que, em seguida, foi a província de Luanda e, por último, até ao momento, Cabinda. O dirigente reforçou que a federação continua à espera de mais candidaturas.

O facto de a Selecção Nacional estar a estagiar na Huíla e a abertura oficial do ano marcial ser também na capital Lubango, leva a Armando Diogo acreditar na probabilidades de merecer o aval da federação para organizar o "Africano”.

O presidente da federação revelou que "até agora”, a melhor proposta apresentada foi da província da Huíla. Em reacção, o responsável do departamento da Juventude e Desportos do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Romualdo Baltazar, disse ter sido uma surpresa  saber do presidente da federação que a proposta da sua província foi a melhor.

Relativamente ao anúncio feito pelo órgão reitor da modalidade no país de a província da Huíla ser a primeira na cotação para realizar o campeonato africano, Baltazar referiu que vai lavar a intenção à consideração do Governador Provincial da Huíla para análise.

"A organização de um evento de género requer gastos. Por isso, muita coisa deve primeiro ser acautelada, e o Go-verno saber se há condições para a realização do evento na cidade do Cristo-Rei”, disse.

Apesar disso,  Romualdo Baltazar,  acredita no bom senso das autoridades governamentais da província liderada pelo governador Nuno Mahapi Dala, "um homem do desporto na candidatura para a realização do evento”.

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto