Economia

Missão polaca chega no princípio de Fevereiro

Angola recebe, na segunda semana de Fevereiro, uma missão comercial polaca projectada para reforço da parceria económica e comercial entre os dois países, anunciou, esta quintafeira, em Luanda, o embaixador do país europeu em Luanda, Piotr Mysliwiec.

20/01/2023  Última atualização 10H00
Embaixador da Polónia anuncia com o presidente do Conselho de Administração da AIPEX © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro

O diplomata, que falava à imprensa depois de ser recebido pelo presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), Lello Francisco, indicou que a missão é liderada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, Arkadiusz Mularczyk, tendo a chegada prevista para 8 de Fevereiro.

A delegação, avançou o diplomata, integra representantes de 15 empresas de sectores de actividade ligados ao controlo e defesa de fronteiras, bem como às tecnologias de informação e comunicação, realçando-se, na delegação, especialistas de finanças ligados a tais companhias.

O embaixador da Polónia sublinhou que a vinda da delegação termina com a realização do Fórum Empresarial Angola-Polónia, a realizar-se dia 9 de Fevereiro. "No evento, os empresários vão debater projectos económicos e propor financiamentos de projectos comuns”, anunciou Piotr Mysliwiec, acrescentando que, no decorrer do encontro, vão ser projectados com o Governo de Angola vários acordos de cooperação.

A esse respeito, o embaixador informou que estão em negociação vários acordos de cooperação no domínio empresarial com o Ministério da Indústria e Comércio, assim como no domínio da Agricultura e outros sectores.

Piotr Mysliwiec deixou claro que tais acordos não vão assinados durante a visita da missão económica, porque será necessário mais tempo e concertação para a subscrição. "No encontro que tive com o presidente da AIPEX  acertamos, também, alguns acordos de cooperação entre  as duas agências de promoção de investimento, a AIPEX e a congénere polaca, a instituição que está a organizar a vinda da nossa delegação”, frisou.

Por sua vez,  o presidente do Conselho de Administração da AIPEX disse que o Fórum  Empresarial Angola-Polónia é realizado para encorajar os empresários dos dois países no estabelecimento de parcerias, com destaque para as comerciais.

Lello Francisco lembrou que  empresas polacas actuam no mercado nacional, na produção de materiais de pesca, no sector das tecnologias e outros, mas, avançou, "da nossa parte, temos dado prioridades ao programa de diversificação da economia  lançado pelo Executivo e, para tal, iremos mobilizar empresas ligadas aos segmentos da agricultura, indústria e pescas”, frisou.


Balança Comercial

A balança comercial entre a  Polónia e Angola é, para o embaixador Piotr Mysliwiec, ainda insatisfatório, com o volume de negócios entre os dois países a rondar  em cerca de 30 milhões de dólares por ano.

Segundo o embaixador, a Polónia importa de Angola  entre três a cinco milhões de dólares por ano, em produtos como rochas ornamentais no Sul do país e madeira, um domínio em que o comércio ainda não é  muito aceitável, estando "longe do potencial que ambos os países almejam”.

Para elevar o volume de negócios, o diplomata defendeu ser necessário que os empresários dos dois conheçam os mercados onde actuam.

Por um lado, de acordo com o presidente do Conselho de Administração da AIPEX , foi também acordado que serão desenvolvidos esforços para alterar os resultados actuais, com o reforço das parcerias comerciais e económicas, aproveitando a presença da delegação no país.

"Com essas ambições, temos que cooperar com a AIPEX e outras instituições existentes em Angola e, a realização do Fórum Empresarial, será uma benéfica porque juntará empresários dos vários sectores de actividades”, sublinhou o diplomata, que apelou os empresários angolanos interessados em estabelecer laços de cooperação com empresas polacas, a traçarem programas de interesse comum às relações económicas e comerciais e a participarem no evento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia