Economia

Missão de empresários do Zimbabwe visita Uíge

Valter Gomes| Uíge

Um grupo de empresários do Zimbabwe, do ramo agrícola, visita Angola, nos próximos meses, para realizar investimentos em sectores estratégicos de cooperação.

15/04/2024  Última atualização 09H39
Embaixador do Zimbabwe (de chapéu) visitou o Uíge © Fotografia por: Eunice Suzana | Edições Novembro

O anúncio foi feito, durante uma recente visita à província do Uíge, do embaixador daquele país acreditado em Angola.

Thando Madzvamuse efectuou, na última semana, uma visita de campo à província para identificar zonas em que o seu país pode tirar melhores proveitos no domínio da cooperação económica.

"Estamos prontos para cooperar e trazer os empresários do ramo da agricultura de Zimbabwe para investirem em Angola”, disse, acrescentando que a República de Zimbabwe possui algumas empresas detentoras de técnicas agronómicas bastante avançadas e que estão abertas para formar quadros angolanos.

Realçou que, além da agricultura, Zimbabwe e Angola estão bem avançados na área de mineração, daí o desejo da Embaixada em reforçar a cooperação para que o sector cresça positivamente e possa contribuir para o desenvolvimento dos dois países.

À imprensa, Thando Madzvamuse fez saber que o sector da agricultura está entre as prioridades na cooperação com Angola.

Na ocasião, disse também que as potencialidades agrícolas da província do Uíge impressionaram pela positiva o embaixador do Zimbabwe em Angola.

Durante a estadia na cidade do "bago vermelho”, o diplomata zimbabweano foi recebido pela vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico.

Sónia Arlete Cahombo representou o governador provincial, José Carvalho da Rocha, tendo passado informações detalhadas sobre as potencialidades económicas da região, sobretudo nos domínios da agricultura, turismo, mineração e recursos humanos.

A par disso, a vice-governadora deu a conhecer ao visitante os vários projectos sociais em curso e na forja na região, que passam, entre outros, pela construção de estradas secundárias e terciárias, a electrificação, em breve, de 13 dos 16 municípios da província, este último como premissa de suma importância para impulsionar o seu desenvolvimento social e económico. 

Thando Madzvamuse foi levado a visitar alguns locais de interesse turístico e projectos agrícolas, com destaque para os de cultivo do café, assim como a fábrica de descasque e torrefacção do "bago vermelho”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia