Sociedade

Mirex apoia idosos do Beiral e os queimados do “Neves Bendinha”

O Lar de Assistência a Pessoa Idosa, conhecido por Beiral, em Luanda, também recebeu terça-feira, do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), uma doação de bens que compõem a cesta básica alimentar.

23/12/2021  Última atualização 10H15
© Fotografia por: DR
A doação comporta produtos como arroz, feijão, açúcar, óleo vegetal e fuba de milho e foi entregue pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça que, em linhas gerais, informou que o Mirex "não trata só de política e diplomacia”, como, também, "cuida da sociedade, abraçando causas sociais e dedica uma atenção especial a essa franja da sociedade (idosos), que constitui a grande biblioteca do país”.

O Lar da Assistência a Pessoa Idosa do Beiral é uma instituição do Estado, fundado a 13 de Maio de 1953, sob tutela do Governo da Província de Luanda, através do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, cujo objectivo primordial centra-se na prestação de serviço psicossocial à pessoa idosa. O Lar do Beiral alberga 107 idosos, entre os quais 53 mulheres, provenientes de vários pontos do país, que para lá são encaminhados através do Gabinete Provincial da Acção Social, Cultura e Desporto.

Essencialmente, o Beiral é constituído por três pavilhões para ambos os sexos, seis casinhas para casos de doenças contagiosas e uma sala de terapia ocupacional, dividida em zona de laser (leitura, sapataria, artesanato, corte e costura, música, tratamento de beleza, pastelaria, entre outras actividades).

Hospital dos Queimados

O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, entregou ontem ao Hospital Geral Especializado "Neves Bendinha”, localizado no Zango-2 (Luanda), uma doação de bens alimentares para assistência aos queimados internados no centro.

O director-geral do Hospital dos Queimados, Dadi Bucusso Netemo, considerou de "extremamente importante” o gesto, por entender que irá ajudar a suprir as necessidades logísticas que vive a unidade hospitalar.

A ocasião serviu também para Domingos Vieira Lopes visitar os vários compartimentos do Hospital Geral Especializado, que engloba as áreas Clínica, Administrativa e Bloco Operatório. A visita guiada levou também o secretário de Estado, ladeado pelo embaixador Clemente Kamenha, responsável da Direcção Ásia e Oceânia do Ministério das Relações Exteriores, a conhecer o funcionamento do Banco de Urgência, de Internamento, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Laboratório e da zona de atendimento ambulatório da unidade hospitalar.

O Hospital Geral dos Queimados, especializado no tratamento de queimaduras, funciona com 18 médicos, dois dos quais expatriados, e atende, em média diária, 15 pacientes. A sua capacidade de internamento resume-se em 78 camas.

O Hospital Geral Especializado "Neves Bendinha” é o único do género no país e acolhe pacientes provenientes de todas as províncias. Está localizado no Distrito do Zango, onde funciona provisoriamente, até a conclusão das obras que estão a ser intervencionadas na antiga infra-estrutura, situada no Bairro Popular, Distrito de Neves Bendinha, município de Kilamba Kiaxi.

O pavilhão que alberga provisoriamente o "Neves Bendinha” é uma estrutura nova, com duas alas, que integra, entre outras, as áreas de  esterilização, Hemoterapia, Fisioterapia e Raio X.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade