A cantora Ary anunciou, terça-feira, o lançamento da sua nova música, intitulada "Ciúme", com participação do músico Badoxa, marcado para o próximo dia 25 deste mês, nas plataformas digitais.
No próximo dia 27 de Março vai decorrer, em Luanda, um encontro organizado pela Academia Angolana de Letras que permitirá aos presentes fazer uma reflexão sobre a dimensão nacionalista da figura de Viriato da Cruz.
“Diálogo com os Mortos” é o título do espectáculo dramático sobre os mitos e as tradições dos povos angolanos a ser exibido no dia 18 de Fevereiro, no espaço Royal Plaza Hotel, em Luanda.
O encenador explicou que, Nguvulo, sem respostas para contrapor as desgraças, que têm passado tantos anos de luta, guerra, na perspectiva da obtenção da paz, não se consegue alcançar a tão desejada estabilidade e a convivência entre os povos, independentemente da condição social.
O espectáculo, ressaltou o encenador Chetas, é no final uma viagem ao mundo dos mortos, que artisticamente e humanamente se traduz no encontro com a história, cultura, espiritualidade, um apelo aos ideias do colectivo, a recuperação dos valores culturais, sociais, políticos e éticos. "A peça é um grito de valorização dos costumes, educação, cultura e das artes, para o bem-estar social de qualquer sociedade.”
Fazem parte do espectáculo os personagens "Nguvulo” interpretado por Ize de Belém, "Nguvula” Marlene Dala, "Ngola Kiluanje” Alberto Cabuta, "Njinga Mbandi” Mariana Lourenço, "Lueji” Celma Santos, "KimpaVita” Isolete Rosa,
"Mandume” Nuno Barreto, "Ekuikui II” por Edmilton e "Agostinho Neto” nas veste do actor Elísio Santos.
A ficha técnica conta com a dramaturgia e encenação de José Teixeira "Chetas”, cenografia, Virgílio Pinheiro, iluminação, Cali Tozo, figurinista, Mariana Lourenço e maquilhagem por Celma Santos.
Historial do grupo
No dia 7 de Junho de 1995, realizava-se no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a Droga, uma palestra sob "As Redes” liderada pelo próprio Walter Cristóvão, então responsável da Comissão de Informação do grupo juvenil "Aurora Divina”, na paróquia São Luís, adstrito a Igreja da Nossa Senhora de Fátima, no Rangel.
Com base neste evento, o encenador Walter Cristóvão incentiva alguns jovens a representar o espectáculo "A Família e a Droga”. A plateia recebeu com extraordinário entusiasmo a encenação que devido ao êxito foi repetida no mesmo dia. Nasceu e foi assim lançado na arena cultural o Miragens Teatro. Nesta época, decidiu fazer do teatro um instrumento útil de educação social no meio dos mais variados grupos sociais.
Foi assim que apareceu pela primeira vez em palco convencional com cerca de uma dezena de actores, a 25 de Agosto de 1995, no salão nobre da Paróquia São Luís. É nesta data onde considerou-se o ano da divulgação e promoção do colectivo. Em 22 de Setembro do mesmo ano, estreou a peça "O Padre Colbe até a Morte”, que foi recebido com bastante entusiasmo em muitos espaços cénicos e salões da cidade capital.
Em 1996, estreia no espaço Elinga Teatro, na baixa de Luanda, a peça "Revolução Feminina”. No dia 4 de Agosto, estreia a obra "Irmãs Filhas de Jesus Infância Marcada”. Em 22 de Setembro traçou-se um projecto ambicioso denominado "Projecto Fraternidade” com vista a obter meios financeiros, vestuários, alimentação, donativos que foram entregues ao Lar da Terceira Idade do Beiral, com a colaboração de vários grupos em alusão ao Dia Nacional do Idoso, que se assinala a 30 de Novembro .
Em 19 de Dezembro 1996 foi convidado pela Direcção Provincial da Cultura de Luanda, a participar no projecto "Noites de Teatro a Quinta-Feira”. A sua maior aposta foi em 1997, onde agendou o projecto "Março-Mulher” com o objectivo de realizar um festival músico cultural em solidariedade à mulher que foi feito com êxito mesmo sem apoio de instituições.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão da Carteira Profissional de Artistas (CCPA) e a União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC – S.A.) representados pelos seus presidentes, Maneco Vieira Dias e Zeca Moreno, estiveram em visita de trabalho na província do Namibe, por três dias.
O músico Kyaku Kyadaff foi recebido, esta quarta-feira, em Moçambique, pelo vice-ministro da Cultura, Fredson Bacar e o embaixador de Angola em Moçambique para uma visita de trabalho, soube o JA Online junto da assessoria do cantor.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.