Desporto

Minjud disponibiliza três milhões de dólares

Paulo Caculo

Jornalista

Três milhões de dólares é o valor da verba a ser disponibilizada pelo Ministério da Juventude e Desportos (Minjud), à direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF), para a campanha da Selecção Nacional de Futebol de honras nas eliminatórias ao CAN de 2023, na Costa do Marfim.

17/05/2022  Última atualização 09H30
Cardoso José, presidente do Fundo e Artur Almeida e Silva, número um do órgão reitor © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

A quantia monetária será alocada à Federação através do Fundo de Apoio à Juventude e ao Desporto, órgão tutelado pelo Minjud, na sequência do  Contrato-Programa por objectivos, rubricado ontem, entre o Fundo e a FAF.

Foram protagonistas da assinatura do documento, pelo Fundo, o seu presidente, Cardoso José, e pela entidade reitora do futebol angolano, Artur Almeida e Silva.

De acordo com o estabelecido no referido contrato por objectivos, serão  disponibilizados três milhões de dólares em três  tranches. A  primeira será de  30%, a segunda de 35% e a terceira de 35%.

"O contrato visa apoiar a campanha da selecção sénior masculina de futebol no apuramento ao CAN de 2023", esclarece o Fundo de Apoio à Juventude e ao Desporto.

Com a disponibilização da referida quantia financeira, a FAF tem criadas as condições para garantir a participação dos Palancas Negras nas eliminatórias de acesso à próxima Taça das Nações Africanas, agendada para o próximo ano, na Costa do Marfim.

O contrato-programa estabelece os procedimentos relativos à formalização do apoio e ao cumprimento das obrigações por parte da federação. A transferência do apoio financeiro obrigará da federação a produção de um relatório de prestação de contas, relativo à execução da quantia do apoio financeiro.

A direcção da FAF, recorde-se, chegou a ameaçar a desistência da Selecção Nacional de Futebol de honras das eliminatórias ao CAN, em virtude da indisponibilidade de dotação financeira para arcar com as despesas da preparação, viagens e concentração dos jogadores, sobretudo os que evoluem no exterior do país.

Angola disputa as eliminatórias para o CAN da Costa do Marfim, no Grupo E, ao lado das selecções do Ghana, RCA e Madagáscar. A estreia do combinado nacional acontece no próximo dia 1 de Junho, frente à RCA, no Estádio Nacional 11 de Novembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto