O colégio de comissários europeus vai estar reunido, esta quinta-feira, para abordar novos apoios para a Ucrânia, com o governo daquele país, em Kyiv, na sequência do conflito com a Rússia.
O Papa apelou, quarta-feira, à “deposição das armas” e ao fim do “ciclo de violência” na República Democrática do Congo (RDC) numa missa perante mais de dois milhões de pessoas reunidas no Aeroporto Internacional de Kinshasa.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO iniciam hoje o primeiro de dois dias de reunião, em Bucareste, capital da Roménia, na qual deverão acordar formas de aumentar o apoio à Ucrânia e analisar “os desafios colocados pela China”.
Esta reunião do Conselho do Atlântico Norte, principal organismo de decisão política da NATO, que vai juntar ministros dos Negócios Estrangeiros no Palácio do Parlamento, vai contar com a presença do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, para debater as necessidades mais urgentes do país e o apoio da NATO a longo prazo.
No centro da agenda do encontro – no qual vai participar o chefe da diplomacia portuguesa, João Gomes Cravinho, - estará o conflito na Ucrânia, numa altura em que a Federação Russa tem aproveitado a chegada do inverno para aumentar a sua ofensiva.
Segundo a Lusa, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, já antecipou que a Aliança "não vai recuar” e prometeu apoio às autoridades ucranianas durante "o tempo que for necessário”, reconhecendo um "início horrível do inverno” naquele país.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Congresso Nacional Africano (ANC), considerou que a actual crise de energia eléctrica no país se resolve em 15 meses com a implementação do estado de calamidade nacional. “A medida ajudará a avançarmos com celeridade. A meta de fazer isso este ano pode ser alcançada. A aquisição de compras será mais rápida e os recursos para intervenções, principalmente para manutenção, serão disponibilizados”, declarou o secretário-geral do partido, Fikile Mbalula, citado esta quarta-feira pela Reuters.
A Guiné Equatorial ganhou, pela primeira vez na história, uma mulher como primeira-ministra, após o Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, ter nomeado Manuela Roka Botey para o cargo, noticiou, esta quarta-feira, o Africanews.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.