Política

Ministros da SADC debatem alterações climáticas

Elizandra Major

Jornalista

As alterações climáticas, energias renováveis e o curso de água partilhados vão estar, hoje, em Luanda, no centro de uma reunião dos ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, no âmbito do Protocolo da SADC.

30/05/2024  Última atualização 11H15
© Fotografia por: DR

A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola, pelo porta-voz do encontro, Carolino Mendes, durante uma abordagem de balanço da reunião dos altos funcionários da SADC, realizada de segunda-feira até ontem.

Carolino Mendes assegurou que a reunião ministerial vai juntar representantes de várias delegações da região, tendo revelado que durante o encontro serão discutidas, também, questões ligadas à necessidade de se implementar o Protocolo da SADC sobre a energia e a sua regulação.

O porta-voz confirmou que já se encontram em Luanda os ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás da e-Swatini, África do Sul, Botswana, Lesoto, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, RDC, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

De acordo, ainda, com Carolino Mendes, a Reunião Conjunta do Comité de Ministros responsáveis pelo sector da Energia e Águas da SADC vai ser presidida pelo ministro Diamantino Azevedo.

Reunião dos altos funcionários

Instado a abordar o balanço da reunião dos altos funcionários da região da SADC, Carolino Mendes esclareceu que durante o certame foram analisados o protocolo sobre o curso de água partilhados e as questões ligadas às alterações climáticas.

A nível do sector da Energia, o porta-voz da reunião referiu que foram discutidas questões relativas às energias renováveis e analisada a necessidade de implementação do protocolo da SADC sobre energia e a sua regulação.

"Os altos funcionários estiveram reunidos, desde segunda-feira, para analisar a agenda da reunião, a ní-vel do sector da Energia e Águas”, explicou.

Em relação ao sector das Águas, o porta-voz disse que estiveram em análise os principais projectos de âmbito transfronteiriço, de abastecimento de água e sobre a gestão das bacias partilhadas.

"A nível da região da SADC, temos várias bacias que são partilhadas por vários países da região. As referidas bacias têm comissões constituídas, em que fazem parte os vários Estados representados”, esclareceu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política