Política

Ministro Téte António considera ONU parceira-chave

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, considerou, domingo, em Luanda, que a Organização das Nações Unidas (ONU) tem sido parceira-chave na pacificação da paz no continente.

29/05/2023  Última atualização 08H15
© Fotografia por: DR

Téte António fez estas declarações após o encontro com uma delegação de altos funcionários da ONU, liderada por Jean-Pierre Lacroix, na sede do Ministério das Relações Exteriores.

O ministro realçou que as Nações Unidas têm sido parceiras-chave, desde que o Executivo assumiu as responsabilidades incumbidas pela União Africana para a coordenação dos processos de paz e estabilidade na região.

Referiu que as questões relacionadas com os conflitos entre o Rwanda e a República Democrática do Congo (RDC), a situação na República Centro-Africana (RCA) e no Sudão foram os principais temas apresentados à mesa.

O chefe da diplomacia angolana assegurou que o país, no âmbito das responsabilidades regionais e como presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), tem acompanhado todas as situações, no sentido de manter a paz no continente africano.

Relativamente aos acontecimentos no Sudão, considerou uma situação candente que Angola tem todo o interesse de acompanhar, reforçando a conversa que o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve ao telefone com o general Abdel Fatah Al-Burhan.

Téte António sublinhou que o diálogo está enquadrado nos esforços do "Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África” e consiste, exactamente, na resolução dos conflitos e expressão de solidariedade com os povos daquele país.

Sobre as relações bilaterais com a ONU, destacou que a organização mundial tem uma presença bastante significativa no país e tem sido bastante útil desde os primórdios de Angola como Estado soberano.

Téte António disse que o Governo angolano tem envidado esforços para que a cooperação continue a todos os níveis.

 

Exaltado engajamento do Executivo

A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas, Zahira Virani, afirmou que Angola tem desempenhado um grande papel na promoção da paz, segurança e estabilidade na região, sendo uma das prioridades mais importantes da ONU.

Para Zahira Virani, esta consolidação que Angola tem deve servir de exemplo para outros países, não só do continente africano, como de outros também, com a finalidade de tornar um mundo mais pacífico.

Reiterou que é indispensável o apoio das Nações Unidas aos esforços do Titular do Poder Executivo como Campeão da Paz e Reconciliação no continente, de maneira a promover cada vez mais a paz e a segurança em África. 

A visita da delegação ao território nacional, esclareceu, está inserida no quadro da manutenção de paz nos Grandes Lagos, de modo a abordar com o Presidente da República assuntos relacionados a esse esforço.

A delegação de altos funcionários da Organização das Nações Unidas, liderada por Jean -Pierre Lacroix, é acompanhada pela representante especial do Secretário-Geral à RDC, Bintou Keita, pelo conselheiro militar do Departamento de Operações de Paz, general Birame Diop, e pela coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas, Zahira Virani.



Pedro Cabral

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política