O Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, realçou a necessidade da formação e capacitação de quadros, para uma melhor comunicação no sector.
Mário de Oliveira, que falava após visita de constatação ao grupo de imprensa Edições Novembro, realçou a importância da formação dos profissionais para uma comunicação mais abrangente, actuante e que vá ao encontro dos anseios do cidadão. O governante destacou uma formação de ampla abrangência, na qual estejam envolvidos engenheiros, quadros da Área de Tecnologia e de suporte ao jornalismo.
Mário de Oliveira disse esperar do Jornal de Angola e dos outros títulos, do grupo Edições Novembro, uma fonte não só de informação, mas também de formação, para dar resposta a muitos fenómenos que ocorrem na comunicação social, como as "fake news” e o uso irresponsável das redes sociais.
O governante defendeu a valorização do jornal em papel, como forma de rentabilização ou de dar à empresa um cunho de rentabilidade, assim como sugeriu a criação de uma página para abordar questões relacionadas com o uso irresponsável das redes sociais e o combate às "fake news”.
"Pode-se criar pequenas bancas em condomínios, ir ao encontro dos leitores. O Jornal em papel ainda é muito consumido”, destacou.
Mário de Oliveira referiu-se ainda à importância da valorização e da melhoria não apenas das condições salariais, mas também das infra-estruturas e da situação socioeconómica dos trabalhadores, para a criação de um bom profissional de comunicação.
Em relação à passagem de trabalhadores à reforma e à natural substituição, Mário Oliveira defendeu a simbiose entre o velho e o novo, um espaço onde haja lugar para a coabitação e passagem de experiência e testemunho das duas franjas, preservando a história do Jornal. "O jornal tem uma história e a história não pode morrer”, justificou.
O ministro referiu a importância e a necessidade do trabalho em equipa, onde exista a participação de todos para a execução de planos e projectos que visam a melhoria do sector. "Há uma máxima que diz, ‘quem quer ir depressa vai sozinho, mas quem quer ir longe vai acompanhado’. O sucesso pressupõe o espírito de equipa”, aconselhou.
Projectos e realizações
Por seu lado, o presidente do Conselho de Administração da Edições Novembro EP, Drumond Jaime, mostrou, em palavras, o percurso da empresa, desde que a dirige. Apresentou projectos e falou das realizações, como a melhoria das infra-estruturas, a aposta na criação e também na circulação de novos títulos, que agora completam onze, contando os regionais, os de especialidade e o diário.
O responsável apontou, igualmente, a aposta no digital em todos os títulos, para melhor dar a conhecer o país além-fronteiras, assim como na digitalização do arquivo (já em curso) como projectos.
Drumond Jaime deu a conhecer os projectos criados para a rentabilização da empresa, assim como destacou o pagamento da dívida à Segurança Social e também a aprovação do relatório e contas da Edições Novembro pelo Ministério das Finanças.
Não terminou a radiografia sem antes reafirmar a preocupação com a melhoria contínua das condições dos trabalhadores.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.